Connect with us

Leak Business

ZON melhora assistência técnica com tecnologia InnoWave

Patricia Fonseca

Publicado a

A InnoWave acaba de desenvolver um projeto na ZON com o objetivo de melhorar a assistência técnica da Operadora. A aplicação móvel web implementada pela InnoWave permite aos Técnicos da ZON aceder a toda a informação necessária sobre os trabalhos que têm de efetuar. O processo de intervenção é fornecido ao Técnico através de um workflow muito intuitivo que o conduz ao longo da intervenção e onde pode efetuar todos os passos necessários sem necessidade de contactos telefónicos ou via sms. Sendo todo este processo online e imediato elimina, também, a necessidade de validar o trabalho dos Técnicos em backoffice.

Além das informações necessárias para o desenrolar das intervenções, a solução fornece aos Técnicos, Coordenadores Técnicos e Gestores vários indicadores de produtividade sobre o trabalho efetuado.

O projeto esteve relacionado com a necessidade da ZON modernizar todo o processo de assistência técnica minimizando burocracias e trabalho de backoffice e disponibilizando aos Técnicos mais informação e maior autonomia no desenvolvimento do seu trabalho. Por outro lado, durante as intervenções técnicas, a comunicação entre os Técnicos e o backoffice era feita através de sms e/ou chamadas telefónicas e o elevado número destas ocorrências limitava a eficácia pois nem sempre era possível responder aos Técnicos em tempo real, originando um decréscimo de produtividade dos Técnicos e de satisfação dos clientes.

De acordo com Henrique Zacarias, Diretor de TI da ZON, “A InnoWave está sempre atenta ao mercado, desafiando continuamente a ZON com soluções inovadoras e que simplesmente funcionam – Solutions that Simply Work. Estamos muito satisfeitos com este projeto, pois além de simplificarmos o trabalho da equipa técnica, melhorámos o tempo de resposta às solicitações do cliente e consequentemente a sua satisfação. Pretendemos continuar a inovar com a ajuda da InnoWave, disponibilizando internamente e ao mercado soluções modernas e interativas.”

A aplicação divide-se em três camadas, sendo a comunicação entre elas realizada através de webservices, nomeadamente:

Camada de apresentação – Aplicação móvel

Camada de integração – TIBCO (EIL) e Active Directory para autenticação

Camada de dados e serviços – OutSystems e Oracle

Com esta solução móvel, a ZON conseguiu reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência nas assistências técnicas, incrementando notavelmente a satisfação dos clientes. A componente ecológica também é um fator a ter em conta, na medida em que a redução na utilização de papel é muito significativa.

Com a duração de 6 meses, o projeto envolveu uma equipa da InnoWave constituída por um gestor de projeto, um arquiteto sénior, programadores e consultores de User Interface/Experience. Estiveram também envolvidas diversas áreas da ZON, desde a área cliente, um gestor de projeto, analistas funcionais, e elementos da equipa de integração.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias5 horas atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias5 horas atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias1 dia atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias1 dia atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias1 dia atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias1 semana atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias1 semana atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias1 semana atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...