Xperience Efficiency 2014: O futuro da eficiência na gestão energética, automação e TI

10648
0
Share:

O Xperience Efficiency 2014, evento global da Schneider Electric, que teve lugar em vários países como os Estados Unidos, Rússia, China, entre outros, realizou-se pela primeira vez em Portugal entre os passados dias 13 e 16 de maio, na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa. Com cerca de 2.000 inscritos, o evento constituiu um marco no debate e consciencialização para a eficiência na gestão energética, automação e TecnoIogias de Informação.

electricTendo reunido em Portugal profissionais, entidades e marcas de renome, estudantes e instituições de ensino, O Xperience Efficiency 2014 representou uma oportunidade única para explorar soluções para os atuais desafios energéticos e de sustentabilidade das cidades.

Várias outras personalidades deram vida à primeira edição do Xperience Efficiency, nomeadamente Leonardo Mathias (Secretário de Estado Adjunto e da Economia), Luís Mira Amaral (Anterior Ministro da Indústria e atual Presidente do Banco BIC Portugal), Pedro Cabral (Diretor Geral – Direção Geral de Energia e Geologia), Jaime Quesado (Plataforma Crescimento Sustentável, grupo de trabalho Sociedade da informação), Paulo Calau (Director da ADENE) e Fernanda Freitas (Apresentadora da RTP2).

Com quatro dias de duração, o evento contou com uma temática diferente todos os dias, com sessões plenárias e workshops associados. O evento contou com mais de 70 sessões sobre temáticas como Mercados & Tendências, Tecnologia & Inovação, Energia & Sustentabilidade e Sistemas & Soluções, com oradores nacionais e internacionais da indústria, ensino, empresariais e governamentais. Além disso, os visitantes tiveram acesso a um marketplace interativo com demonstrações das últimas tendências e assistiram à apresentação de case studies empresariais em primeira mão, entre os quais o do Hospital Beatriz Ângelo (grupo Espírito Santo Saúde).

Nas próximas linhas contamos-lhe tudo o que de mais importante foi apresentado e falado neste evento.

Altivar Process – Nova gama de inversores de frequência

PF140005O Altivar Process consiste numa gama de inversores de frequência de 0.75kW a 1.5MW que se destacam pelos serviços inteligentes integrados oferecendo serviços de valor acrescentado às indústrias do tratamento e gestão de água, combustíveis, minério e alimentar para a optimização de processos e de negócio através da melhoria do ciclo de vida dos recursos e optimização do consumo energético.

Através da avançada monitorização de sistemas e equipamentos, o Altivar Process assegura o ponto máximo de eficiência em todos os momentos. Quando comparado com inversores tradicionais, o Altivar Process oferece a redução adicional de 8% dos custos graças à sua capacidade de detecção imediata de flutuações de eficiência e de monitorização da energia de motores, com elevado nível de precisão (<5%). Desta forma, é possível ao sistema de automação fazer ajustes imediatos para minimizar o impacto negativo. Contrariamente aos inversores convencionais, o Altivar Process permite ainda reduzir o tempo de paragem em 20% devido à sua capacidade de previsão, manutenção e inovadora interface que permitem uma melhor compreensão dos dados por parte do utilizador.

Ao integrar a arquitectura e os sistemas de negócios, o Altivar Process permite maior transparência e visibilidade dos dados. A Ethernet e avançados servidores web embutidos permitem o acesso consistente e seguro à informação, em qualquer momento e local. O servidor web permite aos utilizadores seleccionarem qual a informação que querem visualizar e são ainda disponibilizados KPIs e alarmes automáticos, e alertas para o operador do sistema em caso de qualquer irregularidade, para que possam ser adoptadas medidas preventivas para manter a optimização da eficiência do processo e rentabilidade.

Duas novas gamas de UPSs

Smart-UPSEste evento assistiu ao lançamento das Smart-UPS On-Line SR1 e das Back-UPS SX3. A nova gama de Smart-UPS foi desenvolvida para fazer face às piores condições de alimentação elétricas, proporcionando aos seus utilizadores uma fonte de energia ininterrupta segura, mesmo nos ambientes mais exigentes. Esta gama vem complementar a oferta da Schneider Electric para o mercado Elétrico, com Entrada e Saída CEE 7 / Schuko e “Hard Wire” instalados de origem, de forma a colmatar as necessidades específicas deste mercado.

Estes novos equipamentos fornecem também proteção da alimentação elétrica de alta densidade e de dupla-conversão real para servidores, redes de voz/dados, laboratórios médicos e aplicações industriais leves. São indicadas para a proteção da alimentação elétrica de instalações e infraestruturas de edifícios.

Já as Back-UPS SX3, outra das novidades, fornecem proteção da alimentação elétrica muito robusta para aparelhos eletrónicos sensíveis e instalados em ambientes hostis no que toca à alimentação elétrica.

A sua aplicação destina-se a computadores e estações de trabalho, protegendo hardware, periféricos e equipamentos de ponto de venda a um preço acessível, o que permite assegurar a máxima produtividade e eficiência, tanto para ambientes empresariais como domésticos.

Novos Controladores

controladorComeçando pelo mais compacto, o Modicon M221 combina desempenho, abertura e modularidade, fazendo parte da nova geração MachineStruxure. O Modicon M221 foi concebido para máquinas com arquitecturas de controlo hardwire. Para além do formato standard, está também disponível em formato compacto. Este é um dos controladores mais rápidos da sua classe (200ns por instrução), tornando-o adequado para aplicações normalmente impossíveis nesta categoria. O interface integrado de Ethernet permite incorporar simples utilizações em soluções de comunicação em tempo real. A configuração básica inclui também um interface USB para programação, tal como um interface em série.

Já o Modicon M241 embora não tão compacto, possui um desempenho de 22ns por instrução, permitindo a transmissão consistente de curtos ciclos de tempo, mesmo em tarefas de comunicação em larga escala.

Este controlador foi concebido para comunicações CANopen e, além da conexão de barramento de campo, oferece uma grande variedade de interfaces, mesmo na sua configuração básica. Estas incluem USB, Ethernet, dois interfaces de série e um servidor Web integrado para, por exemplo, acesso remoto com dispositivos móveis. O terminal I/O para o Modicon M241 foi desenhado com 5.08mm de espaçamento e os terminais podem ser fácil e ergonomicamente conectados através da abertura de uma pequena tampa no compartimento.

Ainda neste campo, o Modicon M251 foi especialmente desenvolvido para permitir o desempenho de tarefas em que o controlador precisa simultaneamente de funcionar via Ethernet e comunicar com uma rede. Com duas interfaces de Ethernet e um controlo de Ethernet embutido, pode comunicar em pararelo em ambas ou identificar uma delas como master. Como uma alternativa à interface master de Ethernet, está também disponível uma master CANopen. Todas as versões incluem interface de USB para programação, tal como, um servidor Web para integração com novas soluções de comunicação e acesso remoto, por exemplo, através de dispositivos móveis.

O Modicon M251 tem uma expansão I/O no lado direito do equipamento que é 10 vezes mais rápida que as soluções tradicionais. Flexível e customizada, é uma nova adição desenvolvida pela Modicon TM3. Podem ser acrescentados ao controlador até 14 terminais, sem necessidade de ferramentas especiais.

gama Odace

Esta gama é constituída por quadros personalizáveis que têm como principal objectivo a criação de diferentes designs elegantes, numa infinidade de possibilidades, ideais para complementar os elementos decorativos de uma casa.

odace2

Porém as preocupações no desenvolvimento desta gama foram para além do design e a linha Odace aposta na poupança energética, no máximo conforto e na segurança dos seus utilizadores, sendo possível combinar múltiplos acessórios elétricos de forma a reduzir o consumo de aquecimento e iluminação, o que permitirá obter uma poupança até 25% na fatura de eletricidade.

odace12Por exemplo, diminuir a temperatura em apenas um grau pode reduzir o consumo energético de um sistema de aquecimento em 5%, mantendo o mesmo nível de conforto.

De destacar ainda a gama de funções wireless e de controlo da Odace que permitem apagar todas as luzes e fechar os estores apenas com um toque num botão, estabelecer cenários pré-definidos de iluminação para diferentes horas do dia, bem como as funções multimédia que incluem tomadas USB.

A gama Odace encontra-se disponível em três elegantes versões de quadros para complementar a decoração interior – Odace Styl, Odace Touch e Odace You.

Serviço de Apoio Personalizado – Smart Building Box

Com base no conhecimento e know-how sobre o funcionamento e evolução das instalações técnicas de edifícios, o serviço Smart Building Box, da Schneider Electric, foi especialmente desenvolvido para dar resposta aos desafios diários dos proprietários e responsáveis de manutenção de edifícios. O Smart Building Box permite facilmente gerir as mais variadas questões relativas à manutenção e melhoria do nível de operacionalidade, satisfação dos seus ocupantes, otimização do consumo de energia e adaptação das instalações ou equipamentos às atuais exigências regulamentares.

smartbox

Através do Smart Building Box, é criado um perfil do edifício e da sua utilização, bem como hábitos de consumo de energia para posterior análise e proposta de melhorias no que toca ao desempenho energético e à continuidade de serviço. As poupanças resultantes das reduções de custos podem ascender aos 30% e ser reinvestidas na melhoria das instalações e equipamentos.

O Smart Building Box é um serviço flexível, facilmente adaptável aos mais variados setores de atividade, nomeadamente Hotéis, Hospitais, Centros de Saúde, Centros Comerciais, Escolas, Lojas e Escritórios.

SmartStruxure Lite

O SmartStruxure Lite é o primeiro sistema integrado de gestão de edifícios (iBMS), de elevada performance e baixo custo, exclusivamente desenhado para dar resposta às necessidades específicas da gestão de edifícios com menos de 10 000 metros quadrados.

A solução SmartStruxure Lite, um sistema aberto que integra a gestão de sistemas de AVAC, iluminação e energia, oferece funcionalidades específicas para edifícios mais pequenos, como lojas, escritórios, hotéis, escolas e clínicas. Com uma interface de fácil gestão, o novo sistema da Schneider Electric permite aos gestores de edifícios facilmente optimizar os espaços e aumentar o conforto dos seus utilizadores, permite ainda melhorar a eficiência energética em edifícios já existentes ou em construção, para o equilíbrio entre custo e eficiência ao longo do ciclo de vida dos edifícios.

ssl

Este sistema permite também programar o controlo e gestão de edifícios através do software StruxureWare Building Expert, uma interface web sem licenças. Ao reduzir os custos operacionais em pequenos e médios edifícios e ao permitir o controlo via wireless, o SmartStruxure Lite oferece um rápido retorno de investimento.

TeSys SoLink

O TeSys SoLink consiste numa solução completa que permite uma ligação simples e direta entre autómatos programáveis e arrancadores-motor até 30 kW – 400 V.

Esta nova gama da Schneider Electric permite uma cablagem do circuito de comando 20 vezes mais rápida e graças ao software e hardware integrados, estará totalmente disponível ao longo do ciclo de vida da máquina. Com uma instalação intuitiva, sem riscos de erros na cablagem, permite uma evolução constante, de acordo com as necessidades reais de cada utilizador.

sol

A gama TeSys SoLink, tem por base os autómatos programáveis Modicon M221/241/251, alimentados pela plataforma de automação SoMachine e é constituída por:

TM3, módulo controlador lógico E/S para arrancadores-motor;

LU9R, ligações RJ45 pré-cabladas (vários comprimentos);

LAD5C, módulo de ligação para arrancadores-motor TeSys D com terminais de parafuso

LUFC00, módulo de ligação para arrancadores-motor TeSys modelo U.

Com o TeSys SoLink, cada módulo TM3 pode controlar até quatro arrancadores, transmitindo dados e permitindo o controlo de cada um deles. A solução permite uma melhor integração dos produtos TeSys em arquiteturas de automação para máquinas, uma otimização dos processos industriais e uma melhoria do consumo energético.


Share:

Deixe o seu comentário