Xerox inova impressão digital para maior aproximação de marcas e consumidores

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A Xerox apresentou recentemente as últimas inovações em impressão digital no seu Centro de Pesquisa, no Canadá, num evento que juntou gestores de marcas e responsáveis da industria gráfica mundial.

De acordo com os investigadores da Xerox, a impressão digital está a revolucionar a indústria gráfica e o relacionamento das marcas com os seus consumidores, ao permitir a produção de embalagens personalizadas, de acordo com cada indústria e estratégia de marketing.

A impressão através de uma fina tinta de prata nas embalagens vai permitir que estas possuam, por exemplo, mecanismos de ativação de voz, sistemas de localização e sensores de calor.

A indústria farmacêutica é uma das que pode beneficiar a nível operacional com esta nova tecnologia, nomeadamente ao fornecer informações quanto às instruções de dosagem, indicações de danos nas embalagens de medicamentos, verificação da temperatura no transporte dos medicamentos e envio de informação quanto à necessidade de renovação de stock de medicamentos.

Por outro lado, a impressão digital permite às empresas definir novas estratégias de marketing ao personalizar as suas embalagens, o que abre caminho para novas formas de chegar a públicos específicos, ao mesmo tempo que se reduzem os desperdícios de material.

“A tecnologia está disponível e é acessível à realidade de qualquer empresa. As embalagens são parte integrante das marcas de muitas empresas. Temos de ter em conta de que a maioria das decisões de compra é feita nas lojas. As embalagens têm, por isso, um papel importante nessa tomada de decisão. Nas nossas últimas previsões, calculamos que a impressão digital de embalagens registe um crescimento de 17,8% até 2016”, referiu Paulo Carvalho, Graphic Arts Sales Manager da Xerox Portugal.

Esta é uma inovação que começa a dar os primeiros passos na impressão gráfica digital. A Xerox acredita que esta é uma área que dará um salto quantitativo e qualitativo nos próximos anos nas estratégias de marketing das empresas, de forma a poderem atingir consumidores cada vez mais exigentes, além de poderem diminuir custos operacionais.

 


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Patricia Fonseca

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