Workshop gratuito sobre o papel dos Centros de Dados no sector da educação

7744
0
Share:

A Schneider Electric em parceira com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, dedicado ao papel dos Centros de Dados enquanto motores de desenvolvimento e eficiência no setor da educação, que se irá realizar nas instalações da Faculdade no próximo dia 4 de julho.

Este Workshop tem como objetivo ilustrar a importância e o potencial da implementação de um centro de dados, tanto como impulsionador do desenvolvimento nas instituições, como também como contribuidor para a sua eficiência.

Contará com a participação de responsáveis da Schneider Electric Portugal, nomeadamente de Maria de Lurdes Carvalho (Vice-Presidente do IT Business), que dará as boas-vindas aos participantes, e de Pedro Nobre (IT System Engineer), que fará uma apresentação dedicada às tendências e soluções para a construção de Centros de Dados da nova geração.

Além dos responsáveis da Schneider, a formação contará também com uma apresentação da UTAD , na figura de António Rio Costa, da FCCN , representada por João Pagaime, e da FCUL, representada por Pedro Rosa.

António Rio Costa irá mostrar a importância que um centro de dados de cariz académico e de cariz de suporte regional poderá ter no apoio ao desenvolvimento de empresas de TI numa região interior, como Trás-os-Montes. Já João Pagaime debruçar-se-á sobre a pertinência de um bom planeamento, de uma boa operação e dos fatores que contribuem para o sucesso destes dois elementos.

Pedro Rosa, por sua vez, apresentará um case study acerca da implementação do novo centro de dados da faculdade, cujo desenho e implementação estiveram a cargo da Schneider Electric.

“A eficiência energética nas instalações de centros de dados não se cinge apenas à aquisição do último “grito” da tecnologia. Passa também pela adequação do desenho da infraestrutura ao seu propósito”, referiu Maria de Lurdes Carvalho, Vice-Presidente do IT Business da Schneider Electric Portugal. “Este tipo de iniciativa é, por isso, de extrema importância, dado que permite a partilha de experiências e melhores práticas na implementação de centros de dados neste setor que, apesar dos contrangimentos económicos, tem potencial de crescimento, através, por exemplo, do alojamento de servidores de terceiros..”

Este evento, que contempla ainda uma visita guiada ao Centro de Dados da Faculdade de Ciências, destina-se a Técnicos e Responsáveis de Tecnologias de Informação em instituições de ensino.

As inscrições nas sessões são gratuitas.

Agenda:

  • 14h15: Welcome Coffee
  • 14h30: Boas vindas

Maria de Lurdes Carvalho – Schneider Electric Portugal

  • 14h40: Tendências e soluções para a construção de Centros de Dados da nova geração

Pedro Nobre – Schneider Electric Portugal

  • 15h30: O Centro de Dados na UTAD: “A evolução e os desafios”

António Costa – UTAD

  • 16h00: Coffee Break
  • 16h20: Planeamento e Operação de Centros de Dados

João Pagaime – FCCN

  • 16h50: Case Study Faculdade de Ciências

Pedro Rosa – Faculdade de Ciências

  • 17h10: Questões, Sorteio & Encerramento
  • 17h15: Visita Guiada ao Centro de Dados da Faculdade de Ciências

Local:

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
Edifício C3 – Anfiteatro
Campo Grande
1749-016 Lisboa
 

Destinatários: Técnicos e Responsáveis de Tecnologias de Informação em instituições de ensino

Inscrições:

•          Registo oline: clique aqui

•          E-mail: apcport@apcc.com

•          Telefone: 21 850 41 00 (Lídia Estanqueiro)


Share:

Deixe o seu comentário