wePinch: Nasceu a primeira rede social para startups, profissionais e investidores

12496
0
Share:

Chama-se wePinch (www.wepinch.com) e é a primeira rede social a juntar todos os protagonistas essenciais à criação de empresas: os promotores do negócio (empreendedores), os profissionais e os investidores.

“We pinch” significa “nós beliscamos” na língua inglesa. É precisamente através da metáfora que esta rede social pretende despertar para a necessidade de trabalho colaborativo na Internet à escala internacional. Embora disponível numa primeira fase em Portugal, o wePinch será disponibilizada ainda este trimestre em algum países na Europa e na América Latina, incluindo o Brasil, bem como nos EUA.

O objetivo do wePinch é trazer para o espaço online todo o ecossistema de criação de novas empresas (startups), juntando todo o tipo de novos projetos e negócios que precisam de profissionais e investidores. Desta forma, os empreendedores podem criar ou completar a sua equipa, assim como internacionalizar as suas startups e empresas através da ligação com profissionais residentes noutros países.

pinch1

“Nenhum pequeno negócio cresce ou sobrevive sem as pessoas certas e sem os recursos financeiros necessários. Queremos que neste espaço, as mais de 30.000 empresas que foram criadas este ano em Portugal possam encontrar as suas equipas e os seus investidores”, explica a fundadora deste projeto, Andreia Onofre.

Para os investidores, o wePinch é uma montra de ideias e negócios que os ajuda a selecionar potenciais investimentos. Hoje, o investimento em startups tem vindo a ser cada vez mais recorrente por parte de empresas de capital de risco e de investidores privados.

Para os profissionais (Pro), o wePinch é um espaço de oportunidades de trabalho, colaboração, co-founding ou emprego.

pinch2

Para os empreendedores (starters), o wePintch permite formar ou completar as equipas para o desenvolvimento dos seus projetos, assim como encontrar investidores, através das ferramentas de contato e comunicação que esta rede social disponibiliza.

Como funciona?

O wePinch liga profissionais, empreendedores e investidores de forma única e numa escala global, em torno dos projetos certos, quer sejam empresariais, projetos pontuais ou apenas ideias em embrião.

Trata-se de uma rede social pura, totalmente interativa entre as partes, com funcionalidades de partilha, alertas e até um sistema próprio de “like”, cuja designação é o botão “aprov” – de aprovar projeto.

A rede disponibiliza duas ferramentas que favorecem a pesquisa e geo-referênciação de projetos e profissionais:

  • O Pro Match permite aos empreendedores, pesquisar e encontrar os profissionais com as qualificações específicas para colaborarem nos seus projetos ou na criação de empresas. Por exemplo, um designer em Lisboa e um programador em Singapura.
  • O Project Finder permite aos profissionais encontrarem os projetos com os quais se identificam.

Além disso, tem ainda as seguintes funcionalidades:

  • A beliscadela: Com o botão “Beliscar” os empreendedores (Starters) podem chamar a atenção dos profissionais (Pros) para irem conhecer os seus projetos.
  • Aprovs (Aprovar projeto): No wePinch os utilizadores podem aprovar os projetos de que mais gostam. É uma espécie de “Like” que faz saltar imediatamente os projetos com mais Aprovs para a homepage do wePinch e para o top dos projetos mais aprovados por toda a comunidade.
  • Convidar: O botão convidar permite a cada empreendedor (Starter) convidar profissionais para colaborarem no seu projeto.
  • Participar: Os profissionais podem, quando encontram um projeto com o qual simpatizam, demonstrar interesse para integrarem a equipa do projeto com um simples “Quero Participar”.
  • Investir: Os investidores também podem manifestar interesse em investir nos projetos através do botão “Quero Investir”.
  • Criar Anúncio: Os empreendedores podem criar anúncios para recrutarem profissionais para funções específicas nos seus projetos. Ao criarem um anúncio recebem automaticamente sugestões do sistema com perfis de profissionais que correspondem ao anúncio criado.

Para os profissionais, o wePinch permite ainda, por exemplo, importar o perfil diretamente do Linkedin, facilitando o processo.

O wePinch é dirigido a quem tem ideias e a quem quer fazer parte de projetos maiores, capazes de criar valor para todas as partes. Ao permitir a colaboração de todos, esta rede social será capaz de estimular um ecossistema de projetos online que poderão estar na génese de micro e pequenas empresas e, quem sabe, das mais icónicas startups do futuro.

Portugal, tal como a maioria dos países europeus, tem tido nos últimos anos um ecossistema crescente de jovens empresários que, através de diferentes organizações de promoção de criação de startups, têm conseguido criar centenas de empresas, algumas delas com bastante sucesso. Porém, esse ecossistema tem acontecido de forma isolada e em espaços físicos ou eventos.

O projeto foi concebido e idealizado por Andreia Onofre e desenvolvido e implementado pela empresa portuguesa Sales Engine Online, incubadora desta inovadora iniciativa.

“O wePinch pretende contribuir para que se gere online um ambiente fervilhante de projetos e inovação, bases do fortalecimento do tecido socioeconómico nacional, mas terá um futuro promissor a nível internacional, para onde rapidamente se estenderá”, explica Andreia Onofre.


Share:

Deixe o seu comentário