WebFOCUS BI Portal, a aposta da Information Builders pela personalização ao cliente

7128
0
Share:

Information Builders anunciou que o WebFOCUS BI Portal está a proporcionar ao setor uma capacidade de personalização sem precedentes, que ajuda a potenciar a tomada de decisões e a reduzir custos em matéria de desenvolvimento de Software como Serviço (SaaS).

WebFOCUS BI Portal é um pacote completo de ferramentas de desenvolvimento web, semelhante àquelas usadas para criar os populares aplicativos de consumo. Combina o melhor do desenvolvimento web com a customização, facilitando a qualquer utilizador e em qualquer lugar uma experiência rica e interativa em matéria de inteligência empresarial e analytics. WebFOCUS é uma plataforma flexível, rápida e escalável que ajuda as organizações a utilizar a informação como uma vantagem competitiva, para que cada vez mais pessoas possam tomar as melhores decisões. Graças a esta tecnologia, enquanto que o analista e o programador podem desenvolver o quadro de conteúdos de BI, o utilizador final, dependendo do seu perfil, poderá gerar conteúdos, adaptá-los às suas necessidades e visualizá-los como preferir. Através de um fluxo de trabalho colaborativo destas características, reduz-se o denominado “time to market”, no que se refere ao desenvolvimento de projetos de BI e analytics.

Entre as principais características do WebFOCUS BI Portal, destacam-se as seguintes:

Personalização

A maioria dos dashboards do mercado só oferece conteúdo estático e, além disso, sobrecarregam o utilizador com miríades de funcionalidades irrelevantes para as suas necessidades diárias. O WebFOCUS insiste nesta problemática proporcionando ao indivíduo a capacidade de reunir as páginas do seu portal, selecionando apenas os elementos que se encaixam nas suas tarefas. Isso possibilita que os utilizadores, inclusive de perfil não técnico, possam personalizar e criar o seu próprio conteúdo de BI, fomentando um ambiente real de self-service. Graças ao portal do WebFOCUS, o utilizador tem um controle total de tudo o que vê, do design e da distribuição, assim como da experiência de navegação pelos conteúdos. Desta maneira, as empresas poderão transladar a inteligência e a analytics empresarial a um número maior de colaboradores, sem que seja necessária a intervenção do analista ou do departamento de TI.

Experiência `App Store´

WebFOCUS BI Portal oferece ao utilizador uma experiência semelhante a que experimenta numa `app store´ na hora de encontrar, aceder e consumir conteúdo relacionado com inteligência empresarial, quer seja dashboards, visualizações, relatórios, gráficos, quadros, mapas ou InfoApps interativas. Com esta solução, o utilizador pode construir as páginas do portal da mesma maneira que criaria uma `playlist´, selecionando o conteúdo que lhe interessa e incorporando-o nas páginas de modo que se torne mais cómodo e fácil de usar. Além disso, InfoApps conta com uma interface de utilizador customizável e uma série de controles interativos, criados para que o colaborador possa aceder aos dados mais relevantes e tomar decisões fundamentadas em menos de 30 segundos. A flexibilidade das InfoApps facilita perceptivelmente o acesso à informação, sem necessidade do utilizador ter que rebuscar em múltiplas fontes. O paradigma da `app store´ transmitido pelo WebFOCUS BI Portal possibilita que a inteligência empresarial não só penetre nas cúpulas administrativas e de analistas, mas também nas restantes camadas de funcionários.

Visualmente atrativo

O portal do WebFOCUS adapta-se ao `look & feel´ de cada cliente, através de um design visualmente atrativo, independentemente do tamanho do monitor usado pelo utilizador. A plataforma permite utilizar as cores e a aparência requerida pelo cliente em cada momento, sem necessidade de cansativos desenvolvimentos.

RainTree Oncology, a principal comunidade em matéria de oncologia dos Estados Unidos, apostou recentemente no WebFOCUS para desenvolver o seu portal de analytics baseado na cloud, que oferece funcionalidades de alto nível para a tomada de decisões das companhias farmacêuticas. O portal, batizado de OncoExplorer, foi desenhado para fornecer ferramentas críticas de acesso a dados que permitam acompanhar a trajetória do paciente em questões relativas aos medicamentos, às interações com as companhias de seguro, à distribuição farmacêutica, aos relatórios provenientes dos laboratórios, etc. O nível de personalização e a experiência `app store´ do WebFOCUS tem permitido que a RainTree possa fornecer, através do seu portal, informações que se ajustam às necessidades dos seus assinantes. Por exemplo, através deste portal os investigadores especializados em cancro poderão dispor de uma nova via para extrair informações a partir de uma localização única e segura, que permita traçar o prontuário oncológico completo de um paciente, desde quando foi feito o diagnóstico até o presente.

Hoje em dia os CIOs e os diretores das empresas procuram as tecnologias que lhes permitam capacitar os seus colaboradores com a possibilidade de tomar decisões”, afirma Gerald Cohen, presidente e CEO da Information Builders. “A cultura de personalização imbuída tanto no WebFOCUS BI Portal como nas InfoApps reduz consideravelmente a necessidade de recorrer a múltiplos relatórios para a tomada de decisões, o que acelera a velocidade dos processos de negócios. Esta funcionalidade fomenta uma cultura empresarial baseada na analítica que melhore o desempenho, ao colocar na mão de todos os funcionários de uma empresa as informações úteis e efetivas”.


Share:

Deixe o seu comentário