14550 0

Volkswagen e IBM desenvolvem em conjunto serviços de mobilidade digital

A Volkswagen e a IBM anunciaram que pretendem desenvolver serviços de mobilidade digital em conjunto. Jürgen Stackmann, membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen responsável por Vendas, diz: “O objetivo do acordo entre a Volkswagen e a IBM, que foi inicialmente concluído por um período de cinco anos, é o desenvolvimento de serviços digitais personalizados com o objetivo de moldar ativamente a tendência crescente a que assistimos na relação entre veículos e condutores”.

Os serviços funcionam com dados em tempo real do condutor e do veículo para oferecer serviços de mobilidade personalizados de alta qualidade nesta base. “No decorrer da parceria, vamos cooperar de perto com a Volkswagen para aportar maior inteligência aos serviços de mobilidade digital e garantir uma implementação mais rápida de novas ideias,” afirma Dirk Wollschläger, IBM General Manager Global Automotive Industry. “O nosso objetivo é estabelecer um mercado aberto para os programadores para que tenham a possibilidade de criar uma plataforma digital comum. A Volkswagen irá beneficiar da nossa experiência de longa data do setor, dos nossos serviços cloud e do Watson, a nossa tecnologia baseada em inteligência artificial, assim como o nosso know-how em design digital”.

“We Commerce” é a primeira iniciativa em conjunto no ecossistema digital da Volkswagen WE. Este será um serviço integrado para fornecer aos condutores recomendações no local e altura certas. Após ter a autorização do cliente, as capacidades cognitivas da solução da IBM vão garantir que esses serviços aprendam com as preferências e hábitos do condutor para fazer recomendações o mais personalizadas possível. Os retalhistas, as cadeias de postos de abastecimento, o setor hoteleiro e os restaurantes vão poder usar o We Commerce para colocar as suas ofertas de forma mais direcionada junto dos clientes.
 
Esta colaboração fará parte do programa FAST da Volkswagen. No futuro, isto vai permitir o intercâmbio com fornecedores, que se espera ser mais intensivo numa fase mais inicial em termos estratégicos e tecnológicos. “Tendo a IBM como parceiro chave no nosso programa FAST, vamos mostrar o quão rápido podemos conseguir implementar os nossos planos ambiciosos para o desenvolvimento de serviços digitai”, diz Ralf Brandstätter, membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen responsável por Procurement.

Os serviços recém desenvolvidos vão ser operados por uma cloud da Volkswagen e uma cloud híbrida da IBM. Os serviços básicos da plataforma digital da Volkswagen vão ser combinados com a grande variedade de capacidades cognitivas e micro-serviços adicionais, como o machine learning da cloud da IBM. Com acesso ao catálogo IBM Cloud Services, a Volkswagen e as empresas de vendas e parceiros vão também poder desenvolver serviços específicos para o mercado para satisfazer necessidades de mobilidade presentes e futuras de forma rápida e independente.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

SAGE premeia finalistas do Beta-Start

A Sage Portugal vai premiar os quatro finalistas de cada um dos Beta-start realizados durante o ano 2012. No total são 16 empreendedores que vão receber a oferta

Estudantes de Tecnologia apresentam Manifesto Digital a decisores da União Europeia

Um grupo de 74 estudantes de tecnologia provenientes de diversos países Europeus apresentaram o “Manifesto para a Europa Digital de Amanhã”. O Manifesto convida os decisores Europeus a

Closer abre escritório na Macedónia e aposta na Europa de Leste

A Closer acaba de abrir um escritório na Macedónia como resultado da sua estratégia de expansão internacional. «Temos estado a identificar regiões e países onde faz sentido expandir e

JP – inspiring knowledge eleita Parceira do Ano Microsoft 2013 em Portugal

A JP – inspiring knowledge foi distinguida como Parceira do Ano Microsoft 2013, em Portugal. A empresa foi escolhida pela excelência demostrada na inovação e implementação de soluções

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *