Vodafone Portugal e EPIS desenvolvem um jogo didáctico

5456
0
Share:

Foi apresentado hoje em Paredes o projecto “Math Survivor”, que tem por objectivo avaliar o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na recuperação de alunos com insucesso escolar na Matemática. O “Math Survivor” é um jogo online criado a partir de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal, a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo.

Durante o ano lectivo de 2012/13, o jogo será utilizado nas aulas de Matemática na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo, em fase piloto que permitirá avaliar o modelo para um possível alargamento a mais escolas.

Esta ferramenta online permitirá, de forma lúdica, testar os conhecimentos dos alunos em Matemática, acompanhar a sua evolução e identificar áreas a melhorar. De modo a incentivar a sua utilização, monitorizar a dinâmica do jogo e avaliar o seu impacto, será promovido, durante este ano lectivo, um campeonato entre os estudantes.

O jogo assenta numa plataforma web, que poderá ser acedida em qualquer lugar a partir da Internet, pelo que os alunos também poderão aprender e brincar com a Matemática fora das aulas. Além disso, a aplicação permitirá também a partilha de informação entre professores e pais, que poderão acompanhar o desempenho dos educandos/filhos, através de e-mail e SMS, permitindo uma actuação conjunta.

Sendo a Matemática uma das disciplinas com maior taxa de insucesso escolar a partir do 2º Ciclo, e percepcionada muitas vezes como difícil e inatingível, a Fundação Vodafone Portugal e a EPIS apostaram no desenvolvimento desta ferramenta como forma de contribuir para o sucesso escolar.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário