12125 0

Vodafone Portugal e EPIS desenvolvem um jogo didáctico

Foi apresentado hoje em Paredes o projecto “Math Survivor”, que tem por objectivo avaliar o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na recuperação de alunos com insucesso escolar na Matemática. O “Math Survivor” é um jogo online criado a partir de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal, a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo.

Durante o ano lectivo de 2012/13, o jogo será utilizado nas aulas de Matemática na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo, em fase piloto que permitirá avaliar o modelo para um possível alargamento a mais escolas.

Esta ferramenta online permitirá, de forma lúdica, testar os conhecimentos dos alunos em Matemática, acompanhar a sua evolução e identificar áreas a melhorar. De modo a incentivar a sua utilização, monitorizar a dinâmica do jogo e avaliar o seu impacto, será promovido, durante este ano lectivo, um campeonato entre os estudantes.

O jogo assenta numa plataforma web, que poderá ser acedida em qualquer lugar a partir da Internet, pelo que os alunos também poderão aprender e brincar com a Matemática fora das aulas. Além disso, a aplicação permitirá também a partilha de informação entre professores e pais, que poderão acompanhar o desempenho dos educandos/filhos, através de e-mail e SMS, permitindo uma actuação conjunta.

Sendo a Matemática uma das disciplinas com maior taxa de insucesso escolar a partir do 2º Ciclo, e percepcionada muitas vezes como difícil e inatingível, a Fundação Vodafone Portugal e a EPIS apostaram no desenvolvimento desta ferramenta como forma de contribuir para o sucesso escolar.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Schneider Electric com nova direção financeira

A Schneider Electric nomeia Sónia Fontoura para o cargo de Finance Country Partner. Ao assumir o cargo, Sónia Fontoura será responsável pela direção administrativa e financeira da Schneider

Grupo de empresas une-se em Espanha para revolucionar a distribuição de cinema

Pela primeira vez em Espanha, empresas pioneiras do setor das telecomunicações e da indústria do cinema uniram-se para tornar realidade um projeto inovador e ambicioso para modernizar a

Indra assina contrato com a Caixa Económica Federal Brasileira

A Indra ganhou um contrato com a brasileira Caixa Económica Federal para assumir a gestão dos serviços de suporte multicanal ao cliente através da instalação de uma central

DataLab reforça aposta na área de Qualidade de Dados

A DataLab anunciou a renovação da sua imagem e algumas novidades na sua oferta que compreende as áreas de Data Quality (soluções para verificação e limpeza de moradas,

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *