14841 0

Vodafone Portugal acolhe Centro de Competências do Grupo Vodafone para o desenvolvimento de TV

A Vodafone Portugal foi selecionada pelo Grupo Vodafone para acolher o Centro de Competências para o desenvolvimento e gestão da Televisão da Última Geração. Designado por TV Hub, este Centro será o laboratório de inovação que está a criar a Televisão do Futuro para os diferentes mercados onde o Grupo opera.

Localizado na sede da Vodafone Portugal, em Lisboa, o TV Hub foi inaugurado hoje, dia 10 de outubro, pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, numa cerimónia que contou com a presença do CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, de Luís Lopes, Unified Communications Director do Grupo Vodafone, e de outros responsáveis da Empresa.

“A atribuição do TV Hub à Vodafone Portugal evidencia não só o compromisso e a confiança do acionista no nosso mercado, como também atesta o reconhecimento da liderança tecnológica e da capacidade de execução da Empresa e enaltece a qualidade dos recursos e infraestruturas nacionais. Ao conseguir atrair o terceiro Centro de Competências para o território português, a Vodafone Portugal afirma-se como uma incontestável referência no Grupo e reforça o seu contributo para a criação de riqueza no País”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

O Centro de Competências integra 80 engenheiros de elevado e especializado know-how que, a partir de Portugal e em estreita colaboração com uma equipa composta por mais de 100 recursos multidisciplinares do Grupo, desenvolvem a solução de TV da Vodafone.

Esta solução, que recorre a tecnologia de última geração, assente em plataformas state of the art, está a ser concebida para implementação em múltiplas geografias, tendo a particularidade de ser adaptável de forma a responder aos requisitos e especificidades de cada mercado e às necessidades dos Clientes, enquanto utilizadores do serviço de Televisão.

A estrutura do Centro de Competências para o desenvolvimento da Televisão da Última Geração – TV Hub – tem quatro áreas vitais:

• Produto – Análise das necessidades de cada país, negociação da implementação da solução Vodafone TV e composição do produto;
• Desenvolvimento – Desenho da solução à medida dos requisitos de cada mercado e coordenação do desenvolvimento das soluções com os diversos parceiros;
• Engenharia – Integração da solução nos diversos países;
• Operações – Monitorização das diferentes operações.

A oferta de Televisão da Vodafone é já uma realidade em oito mercados do Grupo – Portugal, Espanha, Roménia, Irlanda, Grécia, Alemanha, Holanda e Nova Zelândia, estando as Equipas competentes a trabalhar no desenvolvimento desta solução para mais geografias.

O universo de potenciais utilizadores deste inovador serviço de Televisão ascende, neste momento, a 500 milhões de consumidores, o equivalente à população de toda a União Europeia. O objetivo da Empresa é consolidar a presença internacional da TV da Vodafone, alargando a oferta a outras operações do Grupo, atualmente presente em 17 países com serviço de banda larga fixa e em 26 com serviço móvel.

“Estamos convictos de que este Centro é mais um exemplo do sucesso da estratégia implementada pela Vodafone Portugal. Somos hoje um operador global de comunicações, líder em orientação e satisfação para o Cliente, inovação e imagem de marca. Somos o operador que mais cresce em clientes de TV por subscrição ao longo de onze trimestres consecutivos. Somos uma Empresa preparada para responder positivamente aos desafios do Futuro, nacionais e internacionais. Por tudo isto, este projeto inspira-nos a manter intacta a ambição de sermos o operador mais admirado em Portugal e uma referência no ‘Mundo Vodafone’”, acrescenta o CEO da Vodafone Portugal.

Vodafone TV

A Televisão de Última Geração da Vodafone incorpora funcionalidades e serviços pioneiros a nível mundial, reforçando a aposta da Empresa em oferecer o melhor serviço e a mais completa experiência de comunicações.

Desenhada com um interface inovador, mas simples e intuitivo, a TV da Vodafone eleva o potencial do multiscreen a outro patamar: a total convergência de serviços entre plataformas. Permite o acesso ao serviço em qualquer lugar, seja através da box ou de um PC, tablet, smartphone, smartwatch e projetor portátil, com qualidade superior.

Entre as inúmeras funcionalidades disponíveis encontram-se a possibilidade de ver os programas televisivos dos últimos sete dias em diferido (Catchup TV); a disponibilização de milhares de filmes, séries e documentários premium, que inclui das mais recentes estreias aos clássicos (Vídeo on Demand Store); a gravação dos conteúdos na Cloudpermite o seu acesso em qualquer altura e em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo; a existência de uma área exclusiva que guarda automaticamente as referências aos programas vistos ou a serem seguidos (MyTV); e a possibilidade de ver ao vivo, e em direto na TV da Vodafone, todos os vídeos capturados no smartphone, tablet ou câmaras GoPro (Live on TV).

A personalização da experiência de Televisão, permitindo aos Clientes encontrar mais rapidamente os conteúdos do seu interesse, encontra-se integrada na oferta de TV da Vodafone, através da optimização de recomendações e a possibilidade de exploração avançada de conteúdos.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Cilnet reconhecida como Cisco Authorized Technology Provider para Application Centric Infrastructure

A CilNet foi reconhecida como Cisco Authorized Technology Provider (ATP) para Application Centric Infrastructure (ACI). Dando continuidade à estratégia de especialização, a CilNet obteve o estatuto de Cisco

Cisco aborda a importância de atrair mulheres para formação nas áreas digitais no ICT 2015

A Cisco estará presente no ICT 2015, o maior evento de tecnologia da Comissão Europeia, numa sessão onde as jovens mulheres serão encorajadas a seguir estudos e carreiras

Ricoh e Billentis apontam facturação electrónica como factor de poupança para Empresas Europeias

De acordo com um recente estudo patrocinado pela Ricoh, as empresas europeias podem alcançar uma economia de custo de 60 a 80 por cento através da adoção de

DataLab e Hexónio anunciam parceria na área de Qualidade de Dados

A DataLab e a Hexónio anunciaram uma parceria focada na área de Qualidade de Dados (soluções para verificação e limpeza de moradas, colocação das coordenadas geográficas, identificação de duplicados

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *