35793 0

Vodafone leva Internet of Things para os Açores e fomenta a criação da primeira “Smart Island”

A Vodafone Portugal iniciou, no último trimestre de 2016, um roadshow pelo País para dar a conhecer o seu vasto portefólio de soluções Internet of Things (IoT) a responsáveis do setor público.

A sessão de hoje, dia 16 de fevereiro, realiza-se no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel (Nonagon). A escolha da Região Autónoma dos Açores (RAA) reveste-se de particular importância, porque demonstra como as tecnologias de ponta permitem acelerar o desenvolvimento do País a uma só velocidade, reduzindo eventuais efeitos de insularidade e/ou de interioridade, e promover um mercado único local coeso.

Numa altura em que a Internet das Coisas é identificada como a maior e mais disruptiva transformação potenciada pela Internet e um dos pilares da 4ª revolução industrial – a digital – a Vodafone aposta na demonstração de soluções inteligentes nos Açores, criando as condições para a Região se poder transformar numa primeira “Smart Island”.

Nos Açores, a Vodafone apresenta um conjunto alargado de dez soluções IoT: Moocall; Vodafone Smart Buildings; Vodafone Smart Lights; Vodafone Lights On, Lights Off; Vodafone Smart Waste; Vodafone Smart Water; Vodafone Smart Counting; Gestão de Frotas; Vodafone Ready Check Go; e Prodsmart.

Estas soluções permitirão às organizações públicas e privadas açorianas otimizar a gestão de recursos, obter um maior controlo de custos, reduzir consumos, criar práticas empresariais e operacionais mais eficientes e desenvolver novos modelos de negócio que irão redesenhar a cadeia de valor, com claros benefícios para os cidadãos e para o crescimento económico do arquipélago.

A Vodafone está empenhada em participar ativamente na criação de uma ‘Smart Island’, quer através da entrega de soluções IoT, desenhadas e adaptadas à medida das especificidades dos setores público e privado, quer através da disponibilização da sua rede e das plataformas de gestão, desenvolvidas especialmente para a comunicação entre ‘things’ e mundialmente reconhecidas pela indústria”, afirma João Mendes Dias, responsável pela área empresarial da Vodafone Portugal.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Infor e Red Hat colaboram na disponibilização de Infor LN em Open Source

A Infor anunciou a colaboração com a Red Hat, Inc. tornando o Infor ERP disponível na solução Red Hat Enterprise Linux e na JBoss Enterprise Middleware. O Infor10

IBM anuncia nova geração de sistemas abertos

A IBM apresentou os novos servidores Power Systems, desenhados de raíz para lidar com o crescimento sem precedentes do volume de dados não estruturados gerados na nova era

Acer fala com estudantes sobre escolha de carreira nas TIC

Envolvida na estratégia e conceito do “Acer for Education”, a Acer foi anfitriã de uma importante atividade. Sob o programa inGenious do European Schoolnet, a empresa juntou professores

Portugal conquista centro mundial de suporte da Microsoft

Portugal foi selecionado para sedear um dos sete centros mundiais de suporte da Microsoft, prestando serviço em tecnologias Cloud para toda a Europa ocidental e de leste e

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *