Vodafone e VISA anunciam a maior parceria para pagamentos móveis

6600
0
Share:
A Vodafone e a Visa anunciam uma parceria mundial que vai permitir aos consumidores pagarem as suas compras – de produtos e serviços – através dos seus telefones móveis, em vez de utilizarem moedas e notas. As duas empresas vão trabalhar juntas no desenvolvimento de uma proposta a apresentar aos 398 milhões de clientes da Vodafone espalhados por 30 países e cinco continentes. A oferta será apresentada sob a marca Vodafone, mas suportada pela rede de pagamentos da Visa. Esta parceria – a maior do género feita entre uma rede de pagamentos global e um operador móvel – alia a inquestionável experiência e globalidade das duas empresas para trazer a funcionalidade de pagamentos Visa para junto dos consumidores em todo o mundo.

alt
 
A nova proposta de pagamentos móveis da Vodafone, anunciada em parceria com a Visa, vai ter por base uma conta pré-paga da Visa e vai ser oferecida aos consumidores em parceria com as entidades emissoras dos produtos Visa. O serviço vai ser inicialmente disponibilizado na Alemanha, na Holanda, na Espanha, na Turquia e no Reino Unido, já no início do próximo ano fiscal. Seguir-se-ão outros países abrangidos pelo portfólio global da Vodafone.
Para além da conta com a marca Vodafone, que irá estar armazenada na wallet móvel (carteira móvel), a Vodafone e a Visa vão também unir esforços para garantir que os emissores Visa consigam suportar pagamentos móveis a nível mundial. A plataforma será aberta a todos os parceiros de todas as indústrias relevantes, incluindo instituições financeiras, retalhistas, empresas de transportes e utilidades, que pretendam enriquecer os seus serviços com o inovador serviço wallet móvel da Vodafone.
 
De acordo com Vittorio Colao, Group Chief Executive Officer da Vodafone “a wallet móvel da Vodafone representa a próxima etapa na revolução dos smartphones. Oferece aos consumidores a oportunidade de gerirem todas as suas transações diárias de forma fácil, rápida e conveniente, mediante um toque no smartphone ou um simples aceno. Tudo isto recorrendo aos serviços credíveis e inovadores desenvolvidos pela Vodafone e pela Visa, empresas de tecnologia nas quais os consumidores podem confiar. A nossa wallet móvel vai estar aberta a todos os fornecedores de serviços e a Vodafone está empenhada em capacitar todos os seus parceiros a disponibilizarem aos seus clientes o melhor portfólio de serviços possível.”

Nos países desenvolvidos da Europa, da América do Norte e da Austrália, com infraestruturas maduras de pagamentos eletrónicos, os utilizadores da Vodafone poderão efetuar pagamentos nos pontos de venda, através dos seus smartphones equipados com a tecnologia Near Field Communications (NFC) e com a solução Visa payWave, a tecnologia da Visa para pagamentos móveis rápidos e seguros. Ao acenarem simplesmente o smartphone em frente do terminal de pagamento, os consumidores poderão fazer as compras simples do dia-a-dia, como por exemplo adquirir bilhetes de autocarro ou de comboio, jornais, revistas ou mesmo um café Os consumidores poderão também efetuar compras de valor mais elevado, sendo que neste caso terão sempre que introduzir o código PIN.

Segundo Peter Ayliffe, CEO da Visa Europe, “a nossa parceria com a Vodafone representa um passo gigantesco na área dos pagamentos móveis. A iniciativa da Visa para o futuro dos pagamentos é bastante mais do que uma simples promessa: estes serviços são reais, tangíveis e podem tornar-se uma realidade para o mercado do consumo num futuro próximo. Todos os emissores Visa que operam nestes mercados chave poderão trabalhar com a Visa e com a Vodafone para oferecerem aos seus clientes serviços de pagamentos móveis, suportados pela segurança e confiança que a Visa transmite e pela aceitação global que a marca representa.”

“A convergência das redes globais de pagamentos – como a VisaNet – com as redes de telecomunicações móveis líderes – como a Vodafone -, tem o potencial de transformar a forma como as pessoas pagam e de poder ser pagas em todo o mundo,” referiu John Partridge, President da Visa Inc. “O relacionamento da Visa com a Vodafone prevê o apoio às instituições financeiras presentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, na oferta e na disponibilização de serviços de pagamento Visa de qualidade, aos novos clientes e aos que já possuem contas.”

Estratégia de mCommerce da Vodafone

Este acordo entre a Vodafone e a Visa é representa apenas uma parte de uma estratégia bastante mais ampla que a Vodafone traçou para a área do comércio móvel, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma alternativa móvel real ao dinheiro e aos cartões que as pessoas possuem nas suas carteiras. A plataforma da Vodafone estará aberta a todos os parceiros de indústrias relevantes. A Vodafone encontra-se em negociação com uma série de fornecedores de serviços – incluindo bancos, retalhistas, empresas de transportes e utilidades, organizadores de eventos, criadores de aplicações para smartphones e publicitários – para poder suportar um vasto leque de serviços dentro de uma inovadora wallet móvel virtual da Vodafone.

A wallet móvel da Vodafone irá utilizar tecnologia NFC para o envio de dados encriptados de curto alcance, por forma a garantir transações seguras, estando a proteção dos consumidores assegurada pelo uso do mais recente cartão SIM e pela tecnologia de pagamentos suportada por esta indústria. Para além do montante guardado na wallet, esta vai ainda acomodar pontos associados a programas de fidelização e créditos para vouchers oferta, complementando e, por vezes, substituindo todo um conjunto de cartões de plástico que os consumidores transportam na carteira.

Share:

Deixe o seu comentário