16393 0

Vodafone assegura comunicações de mais de 7.000 equipamentos da rede MULTIBANCO com solução de última geração

A Vodafone vai assegurar, a partir de janeiro de 2016, a prestação de serviços de comunicações à SIBS, ligando, com as suas redes de última geração, mais de 7.000 Caixas MULTIBANCO em todo o País, num projeto de grande sofisticação tecnológica, que combina diferentes tecnologias de acesso, fixas e móveis. Este projeto abrange os Caixas que não estão instalados nas agências bancárias.

O contrato, assinado pela Presidente da Comissão Executiva do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, e pelo Presidente da Vodafone Portugal, Mário Vaz, contempla a renovação tecnológica de uma das principais redes de comunicações a nível nacional, cuja totalidade de Caixas Automáticos MULTIBANCO processa mensalmente 80 milhões de operações.

De elevada dimensão e criticidade, o projeto foi desenhado à medida das necessidades da Rede MULTIBANCO, a maior rede nacional na prestação de serviços financeiros, e assenta numa solução global, integrada e convergente, que inclui a gestão técnica e operacional das comunicações entre os Caixas Automáticos MULTIBANCO e os Centros de Processamento de Dados, assim como a renovação total do parque de equipamentos de comunicações.

Assente numa infraestrutura tecnológica altamente desenvolvida, onde se inclui a melhor rede de fibra da Europa, que chega hoje a mais de 2.2 milhões de casas e empresas, e a utilização de acessos via redes de comunicações móveis de última geração, o projeto inclui também soluções de redundância, com recurso a tecnologias alternativas, que garantem grandes larguras de banda e elevada disponibilidade, resiliência e acesso.

O projeto conta com uma equipa de engenharia exclusiva, responsável pelo desenho, composição e manutenção de toda a operação, estando integrado no centro de supervisão internacional da Vodafone – “Atlantic Network Operations Centre” – que monitoriza, 24 horas por dia / 7 dias por semana, durante todo o ano, as redes de Portugal, Espanha, Reino Unido e Irlanda.

Segundo Madalena Cascais Tomé “Portugal tem um dos sistemas de pagamento mais avançados e completos do mundo, com uma Rede de Caixas Automáticos com o maior número de equipamentos per capita e que permite realizar cerca de 60 operações diferentes. Com este novo parceiro conseguimos evoluir a tecnologia de comunicações de forma a poder melhorar ainda mais o nível de serviço que o MULTIBANCO já oferece, com um uptime de 99,7%.”

Para Mário Vaz, “o serviço MULTIBANCO faz parte do dia a dia de todos os Portugueses. Simultaneamente, a excelência e o carácter inovador desta Rede é reconhecido em todo o mundo. Assegurar a infraestrutura tecnológica que potencia o desenvolvimento e funcionamento deste serviço enche-nos de orgulho e reforça a posição da Vodafone como operador global, capaz de oferecer um serviço de excelência, verdadeiramente integrado”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

IBM lança novo email colaborativo em Portugal

A IBM lança hoje em Portugal a nova plataforma IBM Verse, uma abordagem inovadora face ao email corporativo tal como o conhecemos, integrando todas as formas de conexão

Saiba como “tirar as medidas” ao Marketing

O Grupo Almedina acaba de lançar a obra “Grandes Métricas do Marketing – Os principais indicadores que todo o gestor deve conhecer”, pela chancela da Actual Editora. A

Os riscos das ligações por Bluetooth

Todos conhecemos e fazemos uso da ligação Bluetooth existente nos nossos telefones, na medida em que facilita a comunicação entre equipamentos móveis e fixos; elimina a necessidade de

BI4ALL inaugura centro nearshore

A BI4ALL inaugurou ontem o seu o 1º centro Nearshore em Portugal que, em jeito de resumo, acaba por ser uma extensão da empresa do cliente noutro local

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *