vo estudo Hill+Knowlton Strategies revela tendências digitais em Portugal

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A Hill+Knowlton Strategies apresenta um novo estudo trimestral sobre o comportamento dos utilizadores de internet em Portugal, em parceria com a GlobalWebIndex, promotora em 34 países do maior estudo sobre consumidores digitais. O estudo mostra o que fazem os Portugueses online bem como as marcas de tecnologia e de smartphones que é mais provável usarem.

O estudo analisa uma quantidade diversa de atitudes, comportamentos e interesses. Demonstra ainda de que forma os utilizadores de internet em Portugal se comparam com os seus congéneres Europeus e mundiais. Os principais temas incluem as redes sociais mais populares em Portugal, quantas pessoas têm smartphones, tablets e wearables (tais como relógios inteligentes), quanto tempo por dia dedicam aos media digitais por comparação com os media tradicionais, e quantos compram online.

As principais conclusões das duas primeiras vagas do estudo incluem:

  • Os utilizadores de internet em Portugal passam uma média de 5.93 horas por dia online, e destas 1.52 horas através de telemóveis.
  • Os consumidores digitais Portugueses utilizam, tipicamente, as redes sociais durante 1.9 horas por dia, e 1 em cada 3 minutos online é passado numa rede social. Em média, os Portugueses estão inscritos em 4 redes sociais mas utilizam ativamente apenas uma média de 2.3.
  • O Facebook é a rede social mais popular em Portugal, com mais de 90% dos utilizadores de internet a afirmarem ter uma conta neste serviço, 89% a visitá-la todos os meses e 65% a afirmar que a utiliza ativamente. No entanto, o YouTube é a rede que tem o maior número de visitantes numa base mensal (90%), mostrando a importância dos conteúdos em vídeo para os Portugueses.
  • Mais de três quartos dos utilizadores têm um smartphone e 55% um tablet. A Samsung é a marca de dispositivos móveis mais popular, sendo que 31% dos utilizadores afirma ter um modelo da marca e 17% considera comprar um.
  • A tecnologia wearable é ainda um nicho, já que apenas 3% dos utilizadores Portugueses tem um relógio inteligente e apenas 2% uma pulseira inteligente.
  • Os maiores utilizadores de internet móvel em Portugal têm entre 16-24 anos, ligando-se à internet uma média de 2.16 horas por dia através destes dispositivos. Isto significa que os consumidores mais jovens utilizam a internet através do telemóvel durante 4.5 vezes mais tempo que o grupo mais velho (55-64) inquirido pela GlobalWebIndex.
  • O second-screening é uma actividade largamente utilizada em Portugal. Mais de três quartos dos utilizadores adultos afirmam que utilizam outro dispositivo enquanto veem televisão, com os computadores portáteis (49%) e os telemóveis (43%) a serem os dispositivos mais utilizados para o second-screening. Neste contexto, o mais provável é que os utilizadores Portugueses estejam a ver as redes sociais (41%) ou a falar com amigos (34%).
  • O Facebook Messenger é a aplicação de conversação mais utilizada em Portugal (42% usam-na todos os meses). Esta é seguida pelo Skype (22%) e pelo WhatsApp (21%). No entanto, os mais jovens adoram o Snapchat – 35% dos utilizadores entre os 16 e os 19 anos utilizam-no (em comparação com os 8% registados a nível nacional)
  • No que respeita a televisão, a tradicional continua a reinar (2.19 horas por dia), mas a televisão online regista já uma média de 0.49 horas de visualização diária.
  • Mais de 1 milhão dos utilizadores em Portugal colocam-se invisíveis online através de Virtual Private Networks (VPNs). Os Portugueses provavelmente fazem-no para poderem aceder a sites com restrições no trabalho, para se manterem anónimos ou para acederem mais facilmente a sites de conteúdo de entretenimento tais como o Netflix.
  • Quase metade dos utilizadores de internet em Portugal compra produtos online, com 43% a fazerem-nos através do computador, 10% através dos telemóveis e 8% através de tablets. Quase um quarto afirma ter publicado uma opinião online no último mês sobre um determinado produto.
  • Roupa é o que os Portugueses mais compram (15%) ou pesquisam (20%) online. Entregas gratuitas é o fator que mais leva à compra online – 75% afirma que a existência deste serviço os torna mais disponíveis para comprar algo através da internet.
  • Os anúncios, tanto online como na TV/rádio, continuam a ser a maior fonte de descoberta de uma marca, mas mais de um quarto dos Portugueses afirmam que as recomendações através das redes sociais também os levam a descobrir novos produtos.

“É com grande entusiasmo que fazemos esta parceria com a GlobalWebIndex para lançar este estudo em Portugal. Enquanto consultora de relações públicas, olhamos para os insights e para a intelligence como a base de todo o trabalho que desenvolvemos. Conhecer e compreender os públicos dos nossos clientes é o que nos permite chegar às estratégias e às formas de amplificação capazes de criar uma comunicação efetiva e impactante,” afirma Ingo Heijnen, Presidente da Hill+Knowlton Strategies Portugal, sobre esta parceria.

“Estamos muito satisfeitos por trazer o nosso estudo para Portugal, o nosso 34º país. Estamos particularmente impressionados com alguns dos resultados das primeiras vagas, nomeadamente a popularidade das redes sociais, que representam 1 em cada 3 minutos passados online. O Facebook é ainda a principal rede – é, de longe, a mais popular, detém a principal aplicação de conversação e os utilizadores em Portugal são mais entusiastas no uso do Facebook que os seus vizinhos Europeus,” comenta Jason Mander, Director of Research & Insight da GlobalWebIndex.

“A importância futura dos telemóveis em Portugal é também evidente. Mais de três quartos já têm um smartphone e a pessoa média liga-se à internet através do telemóvel 1.5 horas por dia. Apesar destes resultados estarem ainda um pouco atrás da média global, com os utilizadores entre os 16 e os 24 anos a ligarem-se à internet móvel durante mais de 2 horas por dia, torna-se claro que Portugal será muito mais móvel nos próximos anos,” conclui.


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Patricia Fonseca

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