Viseu recebe 13ª edição do IBM EX.I.T.E. Camp

9152
0
Share:

O EX.I.T.E. Camp 2017 (EXplorar o Interesse pelas Tecnologias e pelas Engenharias), que este ano se realizou em Viseu, recebeu 34 jovens participantes com idades compreendias entre os 11 e os 13 anos de vários agrupamentos de escolas da cidade e, uma vez mais, cumpriu o objetivo de formação complementar no campo das Ciências e das novas Tecnologias.

O EX.I.T.E. é desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo, e desde 2005 em Portugal, no âmbito dos programas de Cidadania Corporativa da multinacional, com o propósito de motivar jovens raparigas para as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), através de várias atividades que procuram potenciar o trabalho em equipa e as relações pessoais, assim como o desenvolvimento de novas capacidades em gestão de projeto, programação e comunicação.

“Para a IBM é com espírito de missão que procuramos contribuir para que um maior número de raparigas, em idades de opção académica e vocacional, desenvolva o interesse por áreas científicas e tecnológicas. E é por isso mesmo que realizamos esta iniciativa há 13 anos consecutivos”, explica António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal. “Segundo estudos internos, 85% das raparigas de todo o mundo que participaram no EX.I.T.E. Camp manifestaram interesse em optar por cursos de cariz mais técnico no momento de ingressar na universidade, o que nos motiva para continuarmos.”

“Por outro lado, este é mais um exemplo da nossa aposta no conhecimento e no investimento que continuamos a fazer na Ciência e na Tecnologia no nosso país. Desta feita rumámos a Viseu onde encontrámos um ecossistema de parcerias ganhador”, sublinhou o Presidente da IBM Portugal.

Com o mote “Hoje Explorar, Amanhã Conquistar!”, a 13ª edição realizou-se entre os dias 3 e 7 de julho no Instituto Politécnico de Viseu, numa colaboração entre a IBM Portugal, a Câmara Municipal de Viseu e esta instituição de ensino, com o propósito de tornar a sociedade mais equitativa e inclusiva, sensibilizando entidades públicas e privadas, e a comunidade em geral, para esta temática.

“Despertar e sensibilizar as jovens para as áreas das tecnologias e das ciências, assim preparando as novas gerações para as profissões do futuro, é um esforço que devia mobilizar a sociedade. No quadro da estratégia de desenvolvimento de Viseu, o Município só podia associar-se, com orgulho, a esta aposta da IBM na nossa cidade”, diz Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. “A realização deste EX.I.T.E. Camp com as jovens de algumas escolas de Viseu lançou sementes que aproveitaremos, em colaboração com a IBM, para continuarmos a sensibilizar e mobilizar os jovens em idade escolar para as tecnologias.”

“Esta iniciativa da IBM Portugal é uma experiência extremamente interessante do ponto de vista social e como projeto educativo de sensibilização para as áreas tecnológicas. Nesse sentido, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu não hesitou em aderir à referida, fazendo-o com todo o gosto e empenho”, afirma Fernando Sebastião, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu.

Os cinco dias de programa concretizaram-se numa agenda preenchida de atividades, projetos e passatempos lúdicos que foram acompanhados por cerca de 50 voluntários. Destacamos, por exemplo, a atividade do “Lego Robotics”, que consistiu na construção e programação de um robô em lego, estimulando o raciocínio e a destreza na montagem de componentes de robótica; “O Palácio do Meu Cão”, que tinha por objetivo construir uma casa de papel, ajudando as raparigas na compreensão dos princípios de gestão; O “Scratch”, que consistiu na construção de um jogo interativo com recurso a linguagem de programação; e ainda as visitas ao Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrotecnia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu e à empresa Movecho.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário