UPSs com supercondensadores da Eaton

6600
0
Share:

A empresa de gestão de energia Eaton é o primeiro fabricante de fontes de alimentação ininterrupta (UPSs) a disponibilizar uma solução completa de energia de backup que utiliza supercondensadores produzidos pela própria marca, em vez de baterias. Quando combinados com uma UPS da Eaton, os novos supercondensadores da empresa oferecem uma alternativa conveniente e económica em aplicações onde apenas é necessária uma proteção energética de curto prazo, ou quando não é possível recorrer a soluções com baterias.

Os novos supercondensadores da Eaton oferecem um vasto leque de benefícios comparativamente às baterias tradicionais. São bastante mais leves, possuem um tempo de vida de até 20 anos a 25ºC, não necessitam de qualquer tipo de manutenção e, pelo facto de não produzirem quase calor nenhum, os requisitos de refrigeração são mínimos. Estes supercondensadores são também ideais para ambientes em que as condições de funcionamento e as elevadas temperaturas ambiente inviabilizem o uso de baterias.

“A nossa solução completa de UPS e supercondensador oferece uma alternativa atraente para as necessidades de backup de curta duração, ajudando-nos a liderar a indústria e proporcionar aos nossos clientes benefícios reais para o seu negócio”, disse Jussi Vihersalo, Gestor de Produto na Eaton. “A solução tem um preço extremamente competitivo quando comparada com os sistemas dinâmicos de armazenamento de energia (flywheel), o que significa uma redução dos custos associados a um sistema de determinada dimensão. O maior tempo de vida útil e os menores custos operacionais dos supercondensadores conduzem a uma redução substancial do custo total de propriedade (TCO).”

Pelo facto de os supercondensadores da Eaton serem extremamente escaláveis, especialmente quando combinados com uma UPS da Eaton, podem ser facilmente ajustados às necessidades energéticas e de autonomia de praticamente qualquer aplicação. Podem ainda ser facilmente expandidos, se necessário, para acomodar o crescimento futuro. Ao contrário do que acontece com as baterias, os supercondensadores não geram hidrogénio durante o seu funcionamento, portanto não são necessárias medidas para remoção de hidrogénio.

Uma aplicação tipica para as soluções de UPSs com supercondensadores são os grupos geradores, para manter a energia quando o gerador arranca. Podem ser igualmente utilizadas para proteção contra pequenas interrupções energéticas resultantes do funcionamento de sistemas de distribuição de energia a montante, tais como eventos de transferência automática e de religação automática. São ainda extremamente importantes enquanto buffers para picos, em conjunto com equipamentos que possuem requisitos de potência de pico curtos e repetitivos, como scanners de ressonância magnética.


Share:

Deixe o seu comentário