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upK elege Tecnologia NextBITT para se tornar benchmark do mercado

A NextBITT criou uma solução tecnológica que está a ajudar a upK a consolidar a sua posição de referência face à sua concorrência.

A solução de gestão de ativos da NextBITT permite à upK uma monitorização mais atempada, completa, precisa e isenta de erros de equipamentos que incluem postos de transformação elétrica, geradores e bombas, entre outros ativos críticos na manutenção de instalações e de edifícios.

André Calixto, partner da NextBITT, explica que o projeto que está a ser implementado na upK “utiliza tecnologia NFC para identificação dos ativos e validação da execução das intervenções pelos técnicos”. Esta solução é implementada em dois cenários principais. “Num dos cenários, quando o utilizador lê uma etiqueta NFC com a aplicação NextBITT Mobile, é-lhe mostrada a ficha do ativo bem como toda a sua informação técnica; num segundo cenário, sempre que um técnico inicia o processo de manutenção, pode ser obrigado a ler a etiqueta NFC do ativo e o mesmo processo é aplicado no fecho da intervenção, de forma a garantir a sua execução efetiva”.

Manuel Quinaz, CEO da upK, explica que o objetivo da sua empresa é “elevar o nível da manutenção”, algo que é feito através de uma gestão completa da relação com os clientes, não apenas com a prestação direta de serviços, mas também quando esses serviços são feitos por prestadores externos.

Para este responsável, a ferramenta que a upK criou com a NextBITT, “irá permitir-nos consolidar a nossa posição no mercado e, mesmo estando ainda numa fase de implementação (que deverá estar concluída até ao final de 2017), é algo que já está a criar uma diferenciação clara face à concorrência”.

“Este projeto vem-nos dar a possibilidade de responder aos desafios que se colocam em termos de novas abordagens face à manutenção”, explica Manuel Quinaz. “Vamos passar a ter capacidade de monitorizar online e em tempo real o estado dos equipamentos, os seus dados críticos, etc. Esta plataforma fará com que seja possível termos sensores para detetar vibrações, para monitorizar o consumo energético, para acompanhar parâmetros críticos de manutenção – como é o caso da lubrificação, por exemplo – de forma a ser possível antecipar ciclos de intervenção e, desta forma, não só garantir o bom funcionamento dos equipamentos, mas também evitar falhas com efeitos potencialmente graves”.

A plataforma criada pela NextBITT para a upK não só guia as intervenções no terreno, através de terminais móveis que leem etiquetas NFC, como agrega a informação sobre todo o estado da instalação e oferece uma visão global e em tempo real de todo um projeto.

“Este é de facto um projeto diferenciador para nós”, diz o CEO da upK. “Passamos a ter um controlo adicional sobre a operação porque existe não apenas uma monitorização dos equipamentos, mas também um acompanhamento praticamente em tempo real das atividades das equipas de manutenção, com registo automáticos e desmaterializados: não há papel, eliminam-se os erros de leitura, há maior produtividade…”

E Manuel Quinaz conclui: “o sistema da NextBITT facilita o cumprimento de SLAs [níveis de serviço acordados] apertados, com objetivos negociados com os clientes, mas também a monitorização dos níveis de serviço internos, não apenas para seguimento em termos de qualidade mas até para cumprimento de objetivos de serviço para efeitos remuneratórios. É um projeto que nos dá uma diferenciação perante os concorrentes e permite que a upK seja um benchmark ao nível da gestão da manutenção”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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