Twitter e IBM formam parceria na área da analítica empresarial

6160
0
Share:

O Twitter e a IBM acabam de anunciar uma parceria histórica que promete transformar a forma como as empresas e as instituições vêem os seus clientes, os mercados e as novas tendências – com o objetivo de as ajudar a tomar decisões de negócio mais informadas. A iniciativa reúne os enormes volumes de dados produzidos diariamente no Twitter – a plataforma de social media que mede o pulso do planeta –, o software de analítica da IBM líder de mercado baseado na cloud, as plataformas colaborativas e ainda serviços de consultoria.

O acordo irá envolver três componentes principais. A um primeiro nível, procurar-se-à integrar os dados do Twitter com os serviços de analítica da IBM baseados na cloud, tirando partido do IBM Watson Analytics – um novo serviço cognitivo à distância de um click – que oferece aos utilizadores capacidades preditivas em cada área de negócio.

Por outro lado, a IBM e o Twitter vão disponibilizar um conjunto de novas aplicações empresariais para ajudar a melhorar as decisões de negócio em todos os setores e em todas as atividades profissionais. A primeira solução conjunta integrará os dados do Twitter com soluções IBM dedicadas ao relacionamento com clientes, como a plataforma IBM ExperienceOne, permitindo aos profissionais de vendas, de marketing e de atendimento ao cliente redesenharem e mapearem o sentimento e o comportamento dos consumidores para um melhor acompanhamento e atendimento.

Por fim, esta parceria terá ainda uma vertente de consultoria empresarial especializada. Os profissionais da IBM terão acesso a dados do Twitter para melhorar os serviços de consultoria a oferecer aos clientes, dados estes que permitirão ainda desenvolver soluções únicas para setores específicos, tais como serviços bancários, do retalho e transportes.

O desenvolvimento destas novas soluções permitirá, por exemplo, a integração de dados das redes sociais com os dados de uma empresa, o que pode ajudar a acelerar o desenvolvimento de novos produtos, a partir da previsão das tendências a longo prazo, ou a antecipar em tempo real qual será a procura num determinado momento, tendo em conta fatores como os padrões climatéricos.

“O Twitter apresenta-se como uma nova e poderosa lente através da qual podemos olhar para o mundo de forma holística, uma vez que reúne centenas de milhões de consumidores e profissionais de negócios, e, como tal, um ativo aglomerador de tendências”, sublinhou Ginni Rometty, Presidente e CEO da IBM Corporation. “Esta parceria, tendo por base a plataforma de analítica da IBM baseada na cloud, vai ajudar os clientes a enriquecer as suas decisões de negócio a partir de uma classe inteiramente nova de dados. Este é o mais recente exemplo de como a IBM está a reinventar a forma como trabalhamos”.

“Quando falamos da capacidade de transformação de uma empresa, a IBM é líder mundial incontestável permitindo às organizações usufruírem de tecnologias e plataformas emergentes”, completou Dick Costolo, CEO do Twitter. “Esta importante parceria com a IBM vai mudar a forma como as decisões empresariais serão tomadas, como é o caso da identificação de novas oportunidades de mercado para melhorar o relacionamento com clientes, parceiros e colaboradores”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário