Turkcell reforça a cobertura móvel em espaços interiores com “small cells” da NEC

7744
0
Share:

A NEC divulgou que a Turkcell está a testar as soluções «small cell» líderes de mercado da NEC, para aplicação em espaços interiores, tanto em ambiente residencial como empresarial, com o objetivo de superar os desafios que atualmente se colocam por via da utilização dos telemóveis em espaços interiores, decorrentes dos materiais utilizados na construção de muitos edifícios, tais como pedra, betão, aço e vidro escurecido, que bloqueiam os sinais rádio. Em paralelo, a Turkcell iniciou ensaios das soluções «small cell» da NEC para espaços exteriores, de modo a reforçar a capacidade da rede e dessa forma acomodar a crescente procura por comunicações móveis de dados.

Os pontos de acesso femtocell residenciais da NEC têm as dimensões típicas de um modem e são autoconfiguráveis, com capacidade para servir até 8 chamadas entre telemóveis, em simultâneo, num raio de 40 metros. Além das femtocells residenciais, a NEC está a introduzir pontos de acesso femtocell empresariais compactos, capazes de suportar 16 ligações entre telemóveis, em simultâneo, num raio de 100 metros. Adicionalmente, a inovadora solução de Rede de Acesso Rádio Empresarial (E-RAN) da NEC, foi concebida para proporcionar conectividade multimodo 3G e LTE a milhares de colaboradores de grandes empresas, utilizando a infraestrutura Ethernet existente. A Turkcell está a testar também o gateway da NEC que agrega as redes «small cell» para espaços interiores numa interface Iu normalizada e ligada ao core da rede móvel, com o objetivo de otimizar a sua implementação e as atividades de gestão.

A E-RAN evita algumas desvantagens associadas aos Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS), tais como as despesas e as interrupções prolongadas devidas aos trabalhos de instalação de cablagem coaxial, bem como a necessidade de um planeamento especializado da cobertura rádio em espaços interiores. Como a E-RAN não necessita de aparelhos de ar condicionado dedicados, consome apenas uma fração da energia das soluções DAS, ajudando assim a reduzir de forma significativa os custos operacionais.

Hironobu Kurosaki, Managing Director da NEC Telecommunication and Information Technology (NEC Turquia), disse, “A NEC tem liderado o mercado «small cell» desde o seu início. As nossas femtocells, premiadas pela indústria, são utilizadas em muitas partes do mundo e estamos a desempenhar um papel de liderança na introdução no mercado de uma nova e revolucionária solução E-RAN que, não só reduz o «churn» dos operadores móveis no valioso segmento empresarial, como também proporciona novas fontes de receita provenientes de serviços de valor acrescentado, tais como a integração do IP-PBX, a gestão BYOD e as aplicações de localização no interior dos edifícios.”

Presentemente, 28 operadores de 17 países utilizam a solução femtocell residencial da NEC, registando-se também um rápido crescimento da sua base instalada de E-RAN.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário