TNT Airways substitui documentos de voo em papel por iPads

8800
0
Share:

A TNT Airways, subsidiária da TNT Express para os transportes aéreos, vai eliminar a utilização de documentos de voo em papel nos cockpits dos seus 50 aviões que operam à escala global, na sequência da aprovação por parte das autoridades belgas de aviação civil para a utilização de tablets iPad como documentos eletrónicos de voo.

Cada iPad poderá substituir os manuais com 50 quilos de papel normalmente usados pelas tripulações em cada voo. A ausência de papel irá também simplificar a atualização dos documentos de voo, uma vez que essas atualizações passarão a ser geridas centralmente por via eletrónica, independentemente da localização das tripulações.

Todos os 274 pilotos da TNT Airways receberam já um tablet iPad. Os cockpits das aeronaves foram modificados para acomodar e fixar os dispositivos, permitindo que possam ser usados em todas as fases dos voos – incluindo nas desco0lagens e nas aterragens.

TNT Airways rolls out paperless cockpit operations

A aprovação para usar os iPads como ferramenta de trabalho durante os voos foi garantida após um período de seis meses de validação, durante o qual as Autoridades Belgas de Aviação Civil investigaram se estavam cumpridos todos os requisitos e condições de segurança.

Com base nesta aprovação a TNT irá remover toda a documentação em papel dos seus aviões e dos seus voos até ao final de 2014. A partir de 1 de janeiro de 2015 os pilotos da TNT Airways irão confiar unicamente nos iPads para aceder a informação diversificada de manuais de operações, mapas e cartas de navegação.

“A TNT Airways é uma das primeiras companhias de aviação comerciais na Europa a receber autorização para utilizar cockpits sem papel e esta situação vem confirmar o compromisso da TNT ao nível da segurança e da inovação” afirmou Martin Sodergard, Managing Director Network Operations da TNT.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário