16684 0

TNT Airways substitui documentos de voo em papel por iPads

A TNT Airways, subsidiária da TNT Express para os transportes aéreos, vai eliminar a utilização de documentos de voo em papel nos cockpits dos seus 50 aviões que operam à escala global, na sequência da aprovação por parte das autoridades belgas de aviação civil para a utilização de tablets iPad como documentos eletrónicos de voo.

Cada iPad poderá substituir os manuais com 50 quilos de papel normalmente usados pelas tripulações em cada voo. A ausência de papel irá também simplificar a atualização dos documentos de voo, uma vez que essas atualizações passarão a ser geridas centralmente por via eletrónica, independentemente da localização das tripulações.

Todos os 274 pilotos da TNT Airways receberam já um tablet iPad. Os cockpits das aeronaves foram modificados para acomodar e fixar os dispositivos, permitindo que possam ser usados em todas as fases dos voos – incluindo nas desco0lagens e nas aterragens.

TNT Airways rolls out paperless cockpit operations

A aprovação para usar os iPads como ferramenta de trabalho durante os voos foi garantida após um período de seis meses de validação, durante o qual as Autoridades Belgas de Aviação Civil investigaram se estavam cumpridos todos os requisitos e condições de segurança.

Com base nesta aprovação a TNT irá remover toda a documentação em papel dos seus aviões e dos seus voos até ao final de 2014. A partir de 1 de janeiro de 2015 os pilotos da TNT Airways irão confiar unicamente nos iPads para aceder a informação diversificada de manuais de operações, mapas e cartas de navegação.

“A TNT Airways é uma das primeiras companhias de aviação comerciais na Europa a receber autorização para utilizar cockpits sem papel e esta situação vem confirmar o compromisso da TNT ao nível da segurança e da inovação” afirmou Martin Sodergard, Managing Director Network Operations da TNT.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Altran adquire Tessella

A Altran anunciou a aquisição da Tessella. A Tessella é conhecida por desenvolver respostas inovadoras e pragmáticas aos desafios técnicos e de negócio de algumas das maiores e mais

NetApp Faz Avançar Desempenho de Análise de Dados

A Arrow anuncia a disponibilidade imediata do novo software da NetApp para os seus all-flash arrays NetApp EF-Series e arrays de armazenamento E-Series que aumentam dramaticamente o desempenho

Software AG é líder no relatório Forrester Research

A Software AG acaba de anunciar que foi nomeada líder no relatório de Abril de 2013 da Forrester Research, Inc., intitulado “The Forrester Wave: Enterprise Architecture Management Suites,

Estudo revela que o Envolvimento do Cidadão é Determinante para o Sucesso das Smart Cities

Os municípios procuram a participação dos cidadãos na melhoria das cidades e estão a adotar tecnologias como as redes sociais e as aplicações móveis para interagir com os

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *