19206 0

Telefónica anuncia Prova de Conceito SDN/NFV bem sucedida com a NEC e a NetCracker

A NEC a NetCracker Technology e a Telefónica Business Solutions concluíram com êxito uma Prova de Conceito (PoC), com base em Redes Definidas por Software (SDN) e em Virtualização de Funções de Rede (NFV), que permite à Telefónica acelerar a estratégia de automação das operações e fornecer uma Rede WAN nova e ágil para o segmento de mercado empresarial.

A Telefónica, que ganhou o prémio de “Operadora do Ano” na categoria de virtualização de redes, fez uma parceria com a NEC e a NetCracker neste PoC, combinando o SDN e o NFV de forma a integrar serviços mais dinâmicos no seu portefólio mundial de serviços WAN para as empresas. Este é sem dúvida um grande passo em relação a PoCs anteriores realizados apenas sobre elementos isolados da solução.

Neste PoC, a NEC/NetCracker e a Telefónica construíram uma solução completa para um serviço de Rede Privada Virtual (VPN) sobre um CPE virtual. A solução inclui os módulos de Orquestração e Autogestão da NEC/NetCracker, integrados com a solução de infraestrutura virtual da Telefónica e várias funções de redes virtuais, tais como a de gateway de terminação SSL e a de firewall virtual.

A solução realizou com sucesso o provisionamento automático e a ativação de ambas as redes, virtual e tradicional, para a implementação de um serviço VPN virtualizado e a implementação de funções virtuais de rede na cloud.

Esta solução permitiu o provisionamento totalmente automático de um serviço VPN virtual, realizado pelos próprios clientes a partir de um portal de autogestão, bem como o provisionamento e a configuração totalmente automáticos de serviços de valor acrescentado. Permitiu também aos clientes o acesso às configurações VNF, incluindo o provisionamento de novos utilizadores remotos de VPN numa gateway SSL, diretamente a partir de um portal de autogestão, estabelecendo e modificando as políticas do firewall e de filtragem de conteúdos Web, e dando aos funcionários remotos o acesso aos recursos da rede corporativa, bem como o acesso controlado a recursos empresariais a partir de uma rede pública de cloud.

“A crescente complexidade da rede WAN origina constrangimentos nos nossos KPIs relacionados com o tempo de comercialização” disse Eduardo Guardincerri, Diretor de Desenvolvimento e Planeamento dos Serviços da Telefónica Business Solutions. “Essa é sem dúvida a principal razão para o investimento em PoCs, de forma a responder a este importante desafio.”

Segundo Frank DeTraglia, Diretor de Gestão de Clientes na NetCracker “dada a crescente procura por soluções virtuais, estamos entusiasmados em trabalhar com a Telefónica para demonstrar as capacidades diferenciadoras das nossas soluções inovadoras de SDN e NFV”. Acrescentou ainda, que estão “satisfeitos com os resultados deste PoC e ansiosos para expandir a relação com a Telefónica à medida que o mercado e a procura por tecnologias de virtualização crescem”.

Esta tecnologia irá ajudar a reduzir, de semanas para minutos, o tempo de entrega da Telefónica e a gerir em tempo real as solicitações dos clientes, uma vez que o serviço estará permanentemente disponível.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Saphety entra nos três países do Báltico em parceria com a empresa SIS

Como parte da sua estratégia de internacionalização, a Saphety vai iniciar a prestação de serviços de EDI e Fatura Eletrónica na região do Báltico em parceria com a

Schneider Electric nomeada “Talento do Ano”

A Schneider Electric venceu a categoria “Talento do Ano” da 1.ª edição do Power of Profession Award, prémio lançado pela SCM World. A SCM World, parceira das empresas

Alcatel-Lucent lança tecnologia revolucionária para redes baseadas em fibra

A Alcatel-Lucent  apresenta a primeira solução Time and Wavelength Division Multiplexed Passive Optical Networks (TWDM-PON) da indústria. Esta nova tecnologia de acesso fixo a banda ultra larga vai

Facebook abre primeiro escritório africano em Joanesburgo

O Facebook abriu o seu primeiro escritório em África com vista a reforçar o seu compromisso na ajuda à comunicação entre empresas e pessoas e ao crescimento local

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *