Tecnologias acessíveis da Indra premiadas

13200
0
Share:

A Indra foi recentemente galardoada pela Fundación Círculo de Economía, na categoria “Inclusão Social” pelo trabalho desenvolvido em soluções inovadoras que facilitam o acesso à tecnologia e integração de pessoas com deficiência.

Com o objetivo de ajudar a minimizar a exclusão digital de pessoas com deficiência, e em linha com as políticas de responsabilidade corporativa da companhia, a Indra já criou 12 cátedras de investigação em colaboração com várias universidades, associações e fundações e desenvolveu mais de 40 projetos de I+D+i nesta área.

VirtualKeyboard Indra

De entre os vários projetos desenvolvidos, destaque para as soluções HeadMouse e VirtualKeyboard, resultado do trabalho desenvolvido em parceria com a Fundação Adecco da Universidade de Lleida. Ambas as soluções, de acesso livre e gratuito através da página da Indra, já foram descarregadas por mais de 400 mil utilizadores em 95 países de todo o mundo. Em Portugal, já foram registados mais de 1.450 downloads gratuitos desde 2012.

HeadMouse (rato virtual) e VirtualKeyboard (teclado virtual) são duas aplicações que permitem a utilização plena de um computador por pessoas com mobilidade reduzida. HeadMouse é uma aplicação que, através da utilização de uma câmara de baixo custo, permite a captação dos movimentos da cabeça e gestos faciais do utilizador, para o controlo do cursor no computador. O VirtualKeyboard funciona através de qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor do ecrã (rato, joystick ou touchpad) permitindo a escrita de textos por pessoas com limitações a nível motor e que não podem utilizar os teclados convencionais. A utilização da aplicação é totalmente intuitiva e não requer qualquer formação prévia.

O download de ambas as aplicações é totalmente gratuito e está disponível na internet através do site www.tecnologiasaccesibles.com ou http://robotica.udl.cat/.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário