Tecnologia Siemens PLM reduz tempo e custos na produção industrial

9592
0
Share:

O Solid Edge é a solução CAD mais inovadora do mid-range market actual, especialmente concebido para o desenho mecânico e desenho do produto, com ferramentas excecionais para a criação e gestão de protótipos digitais 3D, permitindo produzir melhores produtos em menos tempo, maximizando a eficácia e reduzindo custos.

O que distingue este software da restante oferta do mercado é a Tecnologia Síncrona, uma tecnologia revolucionária desenvolvida pela Siemens PLM que veio alterar radicalmente a forma de modelar em 3D. A tradicional técnica de modelação em 3D não sofreu grandes alterações nos últimos 15 anos, pelo que as instituições académicas tinham consolidado esta forma de trabalhar nos seus cursos. Esta tecnologia da Siemens PLM alterou completamente as bases da modelação tradicional, revelando-se um verdadeiro sucesso no meio empresarial, permitindo ganhos enormes em termos de tempos de desenvolvimento de projetos.

De modo a permitir que os estudantes de engenharia portugueses ganhem competências neste novo paradigma de modelação, as empresas envolvidas neste protocolo, Siemens PLM e Cadflow, vão fornecer licenças de software, material de suporte e formação a docentes e alunos, no valor equivalente até 400 milhões de euros, a algumas instituições de ensino público portuguesas, sem quaisquer custos. Este é um programa piloto que está a decorrer apenas em Portugal e o seu sucesso fará com que seja replicado noutros países europeus.

No âmbito deste programa, foram atribuídos pacotes de 1000 licenças da Solid Edge University Edition, a versão académica mais completa existente no catálogo da Siemens PLM, a cada uma das 16 instituições de ensino superior envolvidas no programa. Para além destas instituições, existem outras que utilizam soluções da Siemens PLM, nomeadamente a Solid Edge Student Edition, uma versão do Solid Edge que está disponível para estudantes de qualquer nível de ensino, bem como a Solid Edge High School Edition, uma solução para as escolas de nível secundário e profissional, também sem quaisquer custos para as instituições ou alunos.

A Siemens PLM tem mais de 70.000 clientes a nível global, incluindo mais de 80% dos fornecedores OEM da indústria automóvel e da indústria aeroespacial. Dos mais recentes casos de sucesso, é possível referir a parceria da Siemens PLM com a equipa F1 da Red Bull Racing, que conquistou o terceiro título consecutivo do mundial de construtores, ou a mais recente missão a Marte da NASA com o Mars Rover, onde as soluções da Siemens PLM tiveram um papel preponderante no desenvolvimento de todo o projeto.

Em Portugal, as soluções da Siemens PLM são usadas por clientes de diferentes áreas como a indústria dos moldes e plásticos, componentes, metalurgia e metalomecânica, produtos de consumo, energia, design industrial, mobiliário, entre outras. No caso do Solid Edge, o software CAD da Siemens PLM que é peça central neste protocolo de entendimento “Engenharia made in Portugal”, podemos referir que entre os principais clientes se encontram a Delta Cafés – Núcleo de Inovação (design e engenharia), Adira (máquinas e ferramentas), Larus (design urbano), Cubotonic (indústria metalomecânica), Grohe (torneiras e acessórios) ou a Grandesign (design industrial).

A Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM – Product Lifecycle Management) pode ser encarada como uma estratégia de criação de uma estrutura de consolidação coerente de dados para que as organizações de qualquer dimensão funcionem como uma única equipa que projeta, produz e suporta produtos. O PLM permite o acompanhamento de todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua criação até ser descontinuado, garantindo uma maximização da eficiência dos processos com a consequente redução dos custos. Isto permite que os produtos sejam lançados mais rapidamente no mercado, com melhor qualidade e com um menor custo para o consumidor.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário