26772 0

Tecnologia de Reconhecimento Facial da NEC Obtém o Primeiro Lugar nos testes NIST

A NEC anunciou que a tecnologia de reconhecimento facial da NEC obteve a mais elevada avaliação de desempenho no recente teste Face in Video Evaluation (FIVE, *1) realizado pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) (*2). Os resultados foram divulgados no Relatório Interagências 8173 do NIST: Avaliação de Faces em Videos (FIVE) Reconhecimento facial de sujeitos não cooperativos.

A tecnologia de reconhecimento facial da NEC obteve o primeiro lugar pela quarta vez consecutiva na sequência dos anteriores testes Grande Desafio Biométrico Múltiplo 2009 (MBGC 2009), Avaliação de Biometria Múltipla 2010-2011 (MBE 2010-2011) e Teste de Fornecedores de Reconhecimento Facial (FRVT 2013).

Tecnologia de Reconhecimento Facial em Video

A tecnologia de reconhecimento facial em vídeo identifica os rostos de sujeitos em movimento em tempo real enquanto andam naturalmente e sem parar em frente a uma câmara. Os benefícios da análise de vídeo de alta velocidade permitida por esta tecnologia incluem a prevenção de possíveis incidentes através da deteção de pessoas suspeitas e reconhecimento de indivíduos à entrada de instalações críticas.

Usar imagens de vídeo de câmaras normais para reconhecimento facial requer técnicas altamente avançadas quando comparado com a utilização de imagens estáticas. Isso ocorre porque as imagens são muito influenciadas pelas condições ambientais, como a localização da câmara, a qualidade da imagem, a iluminação e a dimensão do individuo, para além do comportamento do indivíduo, incluindo a velocidade de caminhada, a direção do rosto e a linha de visão.

Para obter um reconhecimento facial confiável a partir de uma imagem de vídeo, a NEC desenvolveu uma tecnologia de extração de pontos que permite o reconhecimento de faces a um nível em que um indivíduo pode ser identificado com alta precisão dentro de um grupo, mesmo que o seu rosto esteja parcialmente escondido ou a imagem seja tirada de ângulos diferentes. A tecnologia de reconhecimento facial da NEC utiliza também tecnologias de aprendizagem profunda para a correspondência de faces, por forma a aumentar a precisão a um nível em que um indivíduo pode ser identificado por uma imagem de baixa resolução capturada por uma câmara distante.

“É uma grande honra que a nossa tecnologia de reconhecimento facial tenha sido avaliada em primeiro lugar pelo NIST pela quarta vez consecutiva”, disse Masakazu Yamashina, Vice-presidente Sénior da NEC Corporation. “Vamos expandir ainda mais os negócios globais pela oferta de soluções biométricas inovadoras, como o sistema de reconhecimento de imagens em vídeo, numa ampla gama de setores de atividade, incluindo segurança, transporte, finanças e retalho”.

Exemplos de avaliação do teste NIST FIVE

Gestão de entradas e saídas num portão de passageiros do aeroporto

Os testes foram conduzidos para reconhecer um indivíduo à medida que caminha numa determinada área sem parar ou olhar para a câmara. A tecnologia de reconhecimento facial da NEC ganhou o primeiro lugar com uma precisão de deteção de 99,2%. A taxa de erro de 0,8% é inferior a um quarto da taxa de erro da solução que ficou em segundo lugar.

Deteção de pessoas suspeitas num estádio coberto

Os testes foram conduzidos com um indivíduo situado longe da câmara com a direção da sua face a mudar com frequência. A tecnologia de reconhecimento facial da NEC ganhou o primeiro lugar com uma taxa de erro que é metade da taxa de erro da solução que ficou em segundo lugar.

Durante quase 30 anos, a NEC tem vindo a desenvolver tecnologia de reconhecimento facial, definindo-a como uma das tecnologias-chave para ajudar a alcançar uma sociedade mais segura e protegida. Esta tecnologia já foi implementada em mais de 100 sistemas em 40 países de todo o mundo. A NEC continuará a desenvolver soluções que contribuam para alavancar a tecnologia de reconhecimento facial como parte do seu portfólio de tecnologias de IA “NEC the Wise” (* 3), e para oferecer soluções para uma ampla variedade de setores de atividade, incluindo infraestrutura social e instalações do setor privado


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Atos lança a terceira edição do IT Challenge

A ATOS lançou a edição IT Challenge 2014, sendo que o tema passa pela criação de uma aplicação Enhanced Games Experience para atletas, voluntários, espectadores e visitantes do Rio

CESCE SI apoia sistema para reduzir rapidamente os riscos das credenciais privilegiadas

A CESCE SI divulga as conclusões de um novo relatório de pesquisa publicado pela sua parceira de negócios na área de Segurança da Informação – CyberArk Software Ltd.,

PME Líder Awards distingue Alidata no distrito de Leiria

O PME Líder Awards é um galardão atribuído pela instituição financeira britânica Barclays, cujo objetivo é premiar as empresas que, por intermédio do banco, alcançaram o estatuto de

Indra e a Digitalis aliam-se em projecto-piloto

A Indra e a Digitalis, num projecto-piloto com o Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais (ISCSP), desenvolveram a integração da Gestão Académica com a Gestão Financeira/POC-E (Plano

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *