Tecnologia Priberam em 3 novos projetos com financiamento da Google

9680
0
Share:

A Google acaba de anunciar os resultados da terceira ronda de projetos financiados ao abrigo do fundo Digital News Initiative e entre os quais se encontram três (dois em Portugal e um na Alemanha) que incluem tecnologia da Priberam.

Os projetos aprovados são da responsabilidade do Público (+Perto), VISAPRESS (Press Delivery Portal) e Deutsche Welle (news.bridge) e têm em comum o facto de incorporarem tecnologias Priberam já existentes ou a desenvolver no âmbito do projecto.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, diz que apesar de alguns dos produtos da Priberam já estarem a ser utilizados extensivamente nos média, irá ser feita investigação aplicada no âmbito dos dois maiores projetos agora anunciados, com o objetivo de desenvolver novas aplicações do processamento de linguagem natural e da aprendizagem automática.

“O projeto do Público inclui uma nova componente de escrita automática de texto a partir de dados”, explica Carlos Amaral. “Quanto ao projeto da Deutsche Welle, ele incorpora a tecnologia de sumarização automática da Priberam, que demonstra assim a sua capacidade de gestão de informação para além do idioma português”.

Já no caso do projeto da VISAPRESS, a Priberam é responsável pelo desenvolvimento total do protótipo da futura plataforma de gestão de conteúdos de imprensa em língua portuguesa.

 


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário