Connect with us

Notícias

Tecnologia da NEC permite deteção precoce de stress

Patricia Fonseca

Publicado a

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que estima com precisão o stress crónico com base em informações fisiológicas obtidas através de um sensor wearable, tais como sinais de acelerómetro, de temperatura da pele e de atividade eletro-dérmica.

Tradicionalmente, o questionário de Escala de Perceção de Stress (EPS) tem sido uma ferramenta útil para medir o stress crónico. Embora este questionário seja eficaz para avaliar periodicamente o nível de stress de um indivíduo em intervalos de poucos meses, continua a ser difícil de implementar com frequência superior, uma vez que sobrecarrega os entrevistados. Além disso, as tecnologias convencionais que reúnem informações fisiológicas utilizando sensores wearable tendem a classificar as pessoas sob stress em apenas dois graus – alto stress e baixo stress -, não sendo capaz de detetar sinais de stress crónico.

Esta nova tecnologia permite estimativas altamente precisas de stress crónico em cada um dos seus estados de evolução, usando características fisiológicas recém-descobertas com base em conhecimentos psicológicos. Ao medir o estado de certas condições psicológicas, esta tecnologia reconhece sinais de alto stress, o que permite a implementação antecipada de medidas preventivas (Fig. 1).

Testes realizados com esta tecnologia utilizando um sensor de pulseira revelaram que o stress crónico pode ser estimado com mais precisão em comparação com a tecnologia convencional (Fig. 2). Com base na comparação dos resultados de stress obtidos através do questionário EPS, foi possível confirmar que o stress crónico pode ser estimado com precisão, e que esta tecnologia permite a classificação de até seis graus de stress, em comparação com as tecnologias convencionais que apenas classificam dois graus, alto e baixo (Fig. 1).

“Esta tecnologia ajuda a garantir que os indivíduos tomam medidas eficazes para reduzir diariamente os seus níveis de stress, com base em previsões precisas que são formuladas por meio de dados altamente personalizados,” afirmou Masayuki Mizuno, Diretor Geral dos Laboratórios de Pesquisa Biométrica da NEC Corporation.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Últimas Notícias

Notícias3 dias atrás

Cumprimento do RGPD: 3 desafios a superar para evitar perdas de dados devido a ataques de ransomware

A INFINIDAT identifica os três desafios críticos que, na ótica dos seus especialistas, as empresas devem ter em conta para evitar...

Notícias4 dias atrás

Checkpoint lança a primeira etiqueta com deteção de densidade do mundo

A Checkpoint Systems lança no mercado uma revolucionária solução de segurança desenhada especificamente para os artigos que se guardam em caixas....

Eventos5 dias atrás

Saphety marca presença em vários eventos nacionais e internacionais

A Saphety com mais de 18 anos de experiência no mercado, é presença assídua a convite de várias entidades em...

Notícias6 dias atrás

Noesis expande portefólio e apresenta a nova solução de RPA

A Noesis continua a apostar na diversificação da sua oferta de soluções tecnológicas. Neste sentido, anuncia o alargamento da sua...

Notícias6 dias atrás

PayPal Checkout expande-se para todo o Mundo

O PayPal continua a criar soluções para o comércio global de forma a ajudar os seus milhões de utilizadores e...

Notícias6 dias atrás

Inovação da HP alimenta o futuro do retalho

A HP anunciou um novo portfólio de equipamentos e de serviços concebidos melhorar a experiência no ponto de venda. O...

Notícias1 semana atrás

Ábaco Consultores quer encontrar a App mais inovadora

A Ábaco Consultores criou um novo concurso dirigido a pessoas individuais, equipas ou StartUps. O objetivo é selecionar a APP mais inovadora...

Notícias1 semana atrás

BI4ALL reforça investimento na região Norte

A BI4ALL reforçou a sua presença, agora, na região norte com a abertura de um novo escritório no Grande Porto,...