Connect with us

Leak Business

Survey Internacional da CIONET: 86% das empresas já fazem outsourcing de uma parte dos seus serviços

Patricia Fonseca

Publicado a

A CIONET Internacional levou a cabo uma investigação sobre as melhores práticas de serviços de TI em empresas. Neste estudo participaram mais de 90 profissionais de diferentes indústrias, que atuam na sua maioria em instituições com mais de 1000 colaboradores, onde predominou a Indústria Financeira, seguindo-se do sector público.

O estudo revela que 86% das empresas já estão a correr ao outsourcing de parte dos seus serviços, e os que não o fazem planeiam fazê-lo no futuro. A razão para este outsourcing prende-se sobretudo com uma maior flexibilidade na capacidade dos serviços e um maior foco na inovação. O estudo abordou ainda a áreas de frameworks de governance, que visava sobretudo ver quais as plataformas mais utilizadas pelas empresas efetuarem a gestão dos serviços. e acordo com o survey, mais de 80% das organizações pesquisadas usam o ITIL como ferramenta de gestão de serviços de TI. Por outro lado, 20% das empresas utilizam o ISO e COBIT, mas muitas vezes em combinação com ITIL.

Interessante registar que grande maioria das empresas tem também um controlo apertado sobre a sua performance. Cerca de 77% dos inquiridos confirmam que partilham os resultados da performance dos serviços de TI através de KPIs, mesmo que muitos o façam apenas em reuniões formais para esse efeito. A grande maioria considera importante ter informação sobre a performance dos serviços de TI não só de forma reativa na sequência de uma reclamação ou problema, mas também de uma forma proativa e da busca constante de melhorar os serviços.

Resumimos abaixo alguns dos resultados mais notórios desta pesquisa:


  • Em 85% das empresas as prioridades estratégicas a nível da própria companhia empresa são convertidos para prioridades para os diferentes serviços de TI;
  • Apenas 44% das empresas utilizam chargeback para serviços de TI;
  • Possuir uma capacidade flexível é a razão mais apontada para o recurso ao outsourcing de serviços de TI;
  • 77% das organizações de TI usam painéis de desempenho (KPIs), mas metade deles só divulga o painel de instrumentos em discussões formais.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias4 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias4 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias5 dias atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias5 dias atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias6 dias atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...

Notícias6 dias atrás

Tecnologia da NEC permite deteção precoce de stress

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que estima com precisão o stress crónico com base em informações...

Notícias7 dias atrás

IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a Inteligência Artificial

Vivemos num mundo ininterruptamente conectado e em que quase tudo o que fazemos requer energia, seja em casa, no trabalho...

Notícias7 dias atrás

Altran e IEFP desenvolvem academia para reconversão de competências tecnológicas

A Altran e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), lançam hoje uma academia de reconversão de competências tecnológicas, que...