Survey Internacional da CIONET: 86% das empresas já fazem outsourcing de uma parte dos seus serviços

8096
0
Share:

A CIONET Internacional levou a cabo uma investigação sobre as melhores práticas de serviços de TI em empresas. Neste estudo participaram mais de 90 profissionais de diferentes indústrias, que atuam na sua maioria em instituições com mais de 1000 colaboradores, onde predominou a Indústria Financeira, seguindo-se do sector público.

O estudo revela que 86% das empresas já estão a correr ao outsourcing de parte dos seus serviços, e os que não o fazem planeiam fazê-lo no futuro. A razão para este outsourcing prende-se sobretudo com uma maior flexibilidade na capacidade dos serviços e um maior foco na inovação. O estudo abordou ainda a áreas de frameworks de governance, que visava sobretudo ver quais as plataformas mais utilizadas pelas empresas efetuarem a gestão dos serviços. e acordo com o survey, mais de 80% das organizações pesquisadas usam o ITIL como ferramenta de gestão de serviços de TI. Por outro lado, 20% das empresas utilizam o ISO e COBIT, mas muitas vezes em combinação com ITIL.

Interessante registar que grande maioria das empresas tem também um controlo apertado sobre a sua performance. Cerca de 77% dos inquiridos confirmam que partilham os resultados da performance dos serviços de TI através de KPIs, mesmo que muitos o façam apenas em reuniões formais para esse efeito. A grande maioria considera importante ter informação sobre a performance dos serviços de TI não só de forma reativa na sequência de uma reclamação ou problema, mas também de uma forma proativa e da busca constante de melhorar os serviços.

Resumimos abaixo alguns dos resultados mais notórios desta pesquisa:


  • Em 85% das empresas as prioridades estratégicas a nível da própria companhia empresa são convertidos para prioridades para os diferentes serviços de TI;
  • Apenas 44% das empresas utilizam chargeback para serviços de TI;
  • Possuir uma capacidade flexível é a razão mais apontada para o recurso ao outsourcing de serviços de TI;
  • 77% das organizações de TI usam painéis de desempenho (KPIs), mas metade deles só divulga o painel de instrumentos em discussões formais.

Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário