Connect with us

Leak Business

Startups portuguesas financiam-se em 1,6 milhões na Seedrs

Patricia Fonseca

Publicado a

As startups portuguesas foram investidas em quase 2 milhões de euros através da Seedrs em 2016. A maior plataforma europeia de equity crowdfunding permitiu a realização de nove campanhas de financiamento de empresas portuguesas durante o ano passado e o montante total poderá aumentar, tendo em conta que ainda estão a decorrer rondas de startups nacionais.

No ano passado foram realizadas nove campanhas portuguesas na Seedrs, das quais quatro foram concluídas com sucesso. Além da Tradiio, que foi responsável por aquela que é, até agora, a maior campanha portuguesa de sempre, também a Climber Hotel, a eSolidar e a Agroop fecharam com sucesso as suas rondas de financiamento.

Ainda a decorrer na plataforma de equity crowdfunding estão três operações de empresas portuguesas: Wine With Spirit, OncoStats e Marmita, enquanto duas campanhas de startups portuguesas acabaram por não se conseguir financiar em 2016.

Em valor, o montante financiado total das campanhas portuguesas atingiu os 1,6 milhões de euros. Deste, 1,08 milhões são relativos ao encaixe realizado pelas campanhas concluídas com sucesso e os restantes 520 mil euros às campanhas que ainda estão a decorrer. Isto significa que o valor final financiado poderá aumentar quando terminarem as rondas de financiamento em curso.

O número, que não inclui o valor das campanhas que não fecharam, ganha dimensão quando comparado com todos os investimentos feitos através da Seedrs. Assim, os 1,6 milhões de euros das campanhas portuguesas representaram quase 2% dos 100 milhões de euros gerados em todas as campanhas que decorreram nos últimos doze meses na plataforma de equity crowdfunding.

“Os números do ano passado são um bom reflexo do interesse cada vez maior, quer das empresas portuguesas quer dos investidores, em recorrer ao equity crowdfunding como fonte alternativa e eficaz de financiamento”, afirma Filipe Portela. O diretor de desenvolvimento de negócios da Seedrs acrescenta que “o peso das campanhas portuguesas tem vindo a aumentar de ano para ano, facto que resulta da evolução muito positiva que o empreendedorismo tem tido em Portugal e da existência, cada vez maior, de startups portuguesas com destaque internacional”.

Em 2015, foram realizadas três campanhas de empresas portuguesas, das quais duas foram concluídas com sucesso e com um montante financiado total de 217 mil euros.

A Seedrs (www.seedrs.com) é hoje a maior plataforma de equity crowdfunding europeia, que junta empresas e investidores, abrindo assim a possibilidade a qualquer pessoa de investir em ações de novas empresas, PME’s e startups.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias19 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias2 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 dias atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias2 dias atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias7 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias7 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias7 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...