Startup Weekend ajuda empreendedores a aceder a investimento de 80 milhões de euros

8448
0
Share:

FI-WARE é o Futuro da Internet – um ecossistema aberto para qualquer PME desenvolver aplicações inovadoras – e a Comissão Europeia tem 80 milhões de euros para financiar startups que queiram desenvolver aplicações de software nesta plataforma. Para ajudar os empreendedores a saber mais sobre aquela que promete ser a nova revolução da Internet e até a lançar o seu próprio negócio, o Instituto Pedro Nunes (IPN), em conjunto com a Beta-i, está a organizar o FI-WARE Bootcamp + Startup Weekend, de 13 a 16 de novembro, na Central Station, em Lisboa.

No FI-WARE Bootcamp + Startup Weekend, empreendedores, programadores, designers, engenheiros informáticos e gestores (estudantes, recém-licenciados ou profissionais) irão descobrir as várias oportunidades de negócio nas áreas das cidades inteligentes, energia e educação em FI-WARE, e lançar a sua própria startup nestas áreas em apenas 54 horas.

Nuno Varandas, coordenador executivo projecto SOUL-FI refere que “Com o projeto SOUL-FI, o Instituto Pedro Nunes apresenta-se como líder de uma das 16 aceleradoras a participar neste programa da Comissão Europeia para a concretização de projetos na área das Cidades Inteligentes e desenvolvimento da Internet do Futuro. Queremos que esta oportunidade possa incentivar e potenciar a participação portuguesa no desenvolvimento de soluções que utilizem a tecnologia FI-WARE, através da participação neste programa de aceleração apoiado pela Comissão Europeia, que permite não só o acesso a financiamento mas também a serviços de apoio e orientação que serão providenciados aos empreendedores.”

Pedro Rocha Vieira, presidente da Beta-i, sublinhou: “As Cidades Inteligentes, Energias Sustentáveis e Educação são 3 das áreas de maior potencial de negócio a nível Europeu. O FI-WARE desenvolveu, no âmbito do Programa Future Internet PPP da Comissão Europeia, um conjunto de soluções tecnológicas que podem servir de base para o desenvolvimento de soluções de negócios para startups a actuar nestas áreas. Esta é uma óptima oportunidade para programadores e empreendedores apostarem nas áreas do futuro e ser dos primeiros a conseguir uma fatia do investimento que a Comissão Europeia e os 16 aceleradores FI-WARE têm para dar a pessoas que apresentem projetos que representem uma mais-valia para a sociedade.”

FIWARE é um ecossistema em open-source, que deverá concorrer com outras plataformas fechadas, detidas por grandes empresas do sector tecnológico e colocar a Europa no centro de uma nova era da internet. Há 16 aceleradoras com um bolo de investimento total de 80 milhões de euros para ajudar a transformar as melhores ideias em negócios exportáveis para todo o planeta. O SOUL-FI, coordenado pelo IPN, é uma dessas aceleradoras e permitirá aos escolhidos receber dez mil euros numa primeira fase e até cem mil euros para o desenvolvimento da aplicação ou serviço até à sua comercialização.

Neelie Kroes, comissária europeia da Agenda Digital, comenta esta participação portuguesa: “Vamos atribuir 80 milhões de euros às aceleradoras, uma vez que são as entidades que compreendem as necessidades das startups. O SOUL-FI, que é gerido por portugueses, é uma dessas aceleradoras. Acredito que vai acabar por premiar as melhores ideias e tornar as nossas cidades mais inteligentes e sustentáveis”.

A plataforma FI-WARE é pública e royalty-free e permite a qualquer pessoa fazer testes com dados reais, gerir projetos piloto com utilizadores verdadeiros, obter visibilidade, contactar potenciais clientes e acelerar o desenvolvimento de produto. Pode ser aplicada em áreas como Smart Cities, eHealth, Transportes, Energia, Educação Ambiental e Logística.

O Startup Weekend é uma das maiores iniciativas de promoção do empreendedorismo a nível internacional, com o objetivo de apoiar novas empresas contando com a presença de vários mentores (empreendedores, empresário e investidores) da região. Trata-se de um movimento global de empreendedores activos e com empowerment que estão a aprender os princípios base para a criação de startups e para o lançamento de negócios de sucesso. Todos os eventos Startup Weekend seguem o mesmo modelo: qualquer pessoa pode apresentar a sua ideia e receber feedback dos seus pares. As equipas são organizadas em torno das melhores ideias (determinadas por votação) seguindo-se 54 horas frenéticas de criação de modelos de negócio, de programação, de design e de validação de mercado. O fim-de-semana termina com apresentações a um júri constituído por especialistas de várias áreas, sendo mais uma oportunidade para os participantes obterem feedback crítico das suas ideias de negócio.

E funciona. No ano passado, uma das startups que nasceu no Startup Weekend foi a Popcorn Metrics, criada pelo irlandês e residente Lisboeta Paulo Boyce, que em menos de um ano foi aceite para o acelerador international Lisbon Challenge, sendo uma das vencedoras, e acabou por ser investida pelo Seedcamp, o maior micro-fundo de investimento da Europa. Outro exemplo é a Uniplaces – também alumni do Lisbon Challenge -, que nasceu num Startup Weekend há 3 anos e agora recebeu investimento no valor de 2,8 milhões de euros.

O Startup Weekend já está quase esgotado. As inscrições estão abertas até dia 12 de Novembro em

http://fiwaresw.eventbrite.com/

Eis o programa completo:

BOOTCAMP: NOV 13 & 14

Quinta-feira, 13 de Nov

08:30 Chegada e registo de programadores

09:00 Apresentação da FIWARE

10:00 Gestão de informação de contexto em grande escala

11:00 Pausa

11:15 Gestão de informação de contexto em grande escala

12:30 Almoço

13:30 Gestão de identidade e controlo de acesso

15:00 Ligar-se à Internet of Things (IoT)

17:00 Pausa

17:15 FIWARE Cloud e FIWARE Lab

Sexta-feira, 14 de Nov

09:00 UX: 3D, mundos virtuais

11:00 Pausa

11:15 Realidade aumentada

12:30 Almoço

14:00 Processamento de media streaming em tempo real

14:30 Processamento/análise de informação de contexto

15:30 Visualização e mashup

16:30 Pausa

16:45 Monetizar ou disponibilizar

17:45 Sessão de encerramento

STARTUP WEEKEND: NOV 14 – 16

Sexta-feira, 14 de Nov

18:00 Chegada e registo de participantes designers e de gestão

18:30 Abertura do Lisbon SW

19:00 Introdução ao FIWARE

19:30 Jantar e Networking

20:00 Pitches

21:30 Votação

21:45 Formação de equipas

22:30 Início dos trabalhos

03:00 Encerramento do edifício

Sábado, 15 de Nov

08:00 Abertura

08:30 Pequeno-almoço

09:30 Workshop: Business Model Canvas (André Marquet, Startup Weekend Accelerator)

12:00 Almoço (livre)

14:00 Reuniões Coach/Mentor

18:30 SOUL-FI Accelerator (Nuno Varandas, SOUL-FI Executive Coordinator)

19:30 Jantar

02:00 Encerramento do edifício

Domingo, 16 de Nov

08:00 Abertura

08:30 Pequeno-almoço

12:00 Almoço

15:00 Preparação do Pitch & teste da tecnologia

16:00 Apresentações finais

18:00 Resultados do júri & prémios

18:00 Sessão de encerramento

19:30 Encerramento do edifício


Share:

Deixe o seu comentário