Connect with us

Notícias

Startup portuguesa Findster vence hackathon da Google

Patricia Fonseca

Publicado a

A Findster  anuncia que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e Eduardo Carvalho desenvolveu uma Accelerated Mobile Page (AMP) no Google I/O 2018 que decorreu na Irlanda.

Numa hackathon que contou com a participação de 26 empresas mundiais, a equipa da Findster foi a única representante portuguesa em Dublin e arrecadou o primeiro lugar na sua primeira participação nesta conferência de programadores organizada anualmente pela gigante tecnológica norte-americana.

A equipa portuguesa criou e desenvolveu uma Accelerated Mobile Page – página de internet otimizada para um carregamento simplificado e mais rápido quando acedida através de dispositivos móveis – do site da Findster. O resultado final recebeu a maioria da votação atribuída não só pelos restantes programadores participantes, mas também pela Mobile Transformation Team da Google.

“Os hackathons de AMP são um ótimo formato para dispositivos móveis. O evento juntou programadores talentosos de toda a Europa que lhes permitiu, durante um dia, aprender as melhores práticas de desenvolvimento de AMP pelos engenheiros da Google”, afirmou Olga Nozal.

A gestora de UX Mobile da Google para Portugal e Espanha salienta ainda que “a Findster foi eleita a vencedora do evento com uma página muito bem desenhada e completa que respondia a todos os critérios. Com uma AMP foram capazes de reduzir os tempos de carregamento em 57% e conseguiram fazer esse trabalho impressionante em apenas algumas horas”.

Criada em 2015 por Virgílio Bento, David Barroso e Paulo Fonseca, a Findster Technologies é uma startup que criou o primeiro sistema de localização de animais de estimação que permite comunicação em tempo real e não exige o pagamento de mensalidades.

A base dos sistemas de localização da Findster é a tecnologia MAZE. Inteiramente desenvolvida pela empresa e já patenteada, esta tecnologia permite que as coordenadas GPS sejam enviadas em tempo real sem recurso a qualquer ligação de rede. Além de evitar a necessidade de mensalidades, a tecnologia MAZE funciona em qualquer local, mesmo que o utilizador se encontre numa zona sem cobertura de rede.

Atualmente, a empresa tem clientes em mais de 70 países. Apesar de ter a produção em Portugal, 99% das vendas da Findster são internacionais, sendo os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido os seus principais mercados.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Últimas Notícias

Notícias3 semanas atrás

NetApp adquire StackPointCloud

A NetApp anuncia a aquisição da StackPointCloud, líder na tecnologia multicloud de Kubernetes. A união da StackPointCloud e da NetApp...

Notícias3 semanas atrás

Nova versão OutSystems 11 resolve problemas com sistemas obsoletos

A OutSystems lança a OutSystems 11, a primeira solução low-code a abordar um dos maiores problemas enfrentado atualmente pelos líderes de...

Notícias3 semanas atrás

Bizdirect implementa plataforma de Business Intelligence na Europneumaq

A Europneumaq confiou este ano à equipa e soluções da Bizdirect a implementação de um software de Business Intelligence pois...

Passaporte3 semanas atrás

Carlos Duarte reforça Marketing e Comunicação da Aptoide

A Aptoide reforçou a sua área de Marketing e Comunicação com a contratação de Carlos Duarte, para as funções de PR...

Notícias3 semanas atrás

PHC apresenta novidades na cloud que beneficiam as pequenas e microempresas

A PHC Software lança seis novas soluções setoriais na cloud. Estas novas soluções aproveitam o potencial de personalização do Drive FX,...

Notícias4 semanas atrás

Cumprimento do RGPD: 3 desafios a superar para evitar perdas de dados devido a ataques de ransomware

A INFINIDAT identifica os três desafios críticos que, na ótica dos seus especialistas, as empresas devem ter em conta para evitar...

Notícias4 semanas atrás

Checkpoint lança a primeira etiqueta com deteção de densidade do mundo

A Checkpoint Systems lança no mercado uma revolucionária solução de segurança desenhada especificamente para os artigos que se guardam em caixas....

Eventos4 semanas atrás

Saphety marca presença em vários eventos nacionais e internacionais

A Saphety com mais de 18 anos de experiência no mercado, é presença assídua a convite de várias entidades em...