Connect with us

Startups

Startup FINIAM quer mudar a relação entre clientes e os bancos

Bruno Fonseca

Publicado a

A FINIAM foi a entidade escolhida pela Payshop para criar uma nova dimensão nesta marca prestadora de serviços de pagamento. Trata-se de uma parceria que se assume totalmente representativa da visão da fintech: evoluir um modelo de negócio tradicional (pagamentos a dinheiro nos agentes) para um modelo digital onde qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar, aceda aos parceiros e serviços oferecidos pela insígnia pertencente ao Grupo CTT.

O objetivo é fazê-lo de forma inovadora, com um conjunto de características que mostram como a relação entre o cliente  e as marcas de serviços financeiros pode evoluir rapidamente nestes canais.

Durante anos, o setor financeiro sobreviveu sem alterações ao seu modelo de negócio, protegido entre custos enormes de compliance e regulação e uma dificuldade clara do cliente em mudar de banco ou fornecedor. Porém, a startup acredita que a primeira fase da evolução será através da personalização da experiência e que, fruto da evolução tecnológica e legal, assistiremos nos próximos anos a uma transformação profunda das expectativas dos clientes e das alternativas concorrentes às marcas tradicionais. Com um tempo de vida relativamente curto, a FINIAM tem como principal atividade pensar e criar produtos e negócios em torno da vida financeira das pessoas, com a missão de levar estas instituições a aumentar a cumplicidade, confiança e fidelização dos clientes.

Um dos projetos mais recentes é um novo modelo de homebanking. Esta solução explora todo o potencial do PSD2 e inclui, por exemplo, um assistente que reúne todos os custos recorrentes, antecipa faturas e envia alertas de pagamento e ainda ferramentas evoluídas de data driven que permitem aos bancos oferecer produtos relevantes para esses utilizadores no momento certo.

Em suma, novas tecnologias e concorrentes mais eficientes e sem um legado pesado de infraestrutura vão criar pressão nas marcas de hoje. Por outro lado, os clientes são cada vez mais exigentes e conscientes das suas necessidades financeiras, mas também da acessibilidade e controlo permitidos pelas aplicações digitais. Vivemos o início de uma transformação profunda deste setor e a inovação na experiência pessoal é o caminho mais eficaz para as instituições financeiras mostrarem que estão comprometidas em simplificar e melhorar a vida dos clientes.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias30 mins atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 horas atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 horas atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias3 horas atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias5 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias5 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias5 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...

Notícias2 semanas atrás

Startup portuguesa Findster vence hackathon da Google

A Findster  anuncia que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e...