Sony World Photography Awards 2013 – última oportunidade de inscrição

7392
0
Share:

A World Photography Organisation anuncia a contagem decrescente para o encerramento das inscrições dos Sony World Photography Awards de 2013, um dos principais programas de atribuição de prémios fotográficos do mundo.

Falta apenas um mês para os fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo selecionarem e apresentarem as suas melhores imagens do ano.  Os fotógrafos profissionais irão competir pelo ambicionado título L’Iris d’Or/Fotógrafo Profissional do Ano de 2013 dos Sony World Photography Awards e por um prémio de 25 000 dólares americanos.  Os fotógrafos amadores irão  disputar o título de Fotógrafo do Ano de 2013, na categoria Aberta, e 5000 dólares americanos.  Todos os vencedores das categorias receberão o mais recente equipamento de imagem digital da Sony.

Os fotógrafos vencedores e pré-selecionados nas várias categorias do concurso receberão reconhecimento e exposição internacional, como resultado da sua participação.

Os fotógrafos britânicos Palmer + Pawel, vencedores da categoria em 2012, comentaram: “Os prémios permitem-nos chegar a uma audiência muito mais vasta, abrem portas e oferecem a possibilidade de aproveitar as oportunidades que, de outra forma, não estariam disponíveis.  Vencer a categoria de Desporto Profissional não só nos permitiu ganhar mais exposição, mas também receber um patrocínio para a realização do nosso projeto “Sao Paulo Nights” – gravámos a primeira parte quando fomos convidados pela Sony Brazil para visitar a cidade e falar sobre o nosso trabalho”.

A fotógrafa argentina Irina Werning descreveu o apoio prestado pela World Photography Organisation aos seus vencedores como “inestimável”.  Após a sua vitória nos prémios deste ano, Werning passou o mês de novembro de 2012 a viajar por cinco países da América Latina, graças ao apoio da Sony Latin America e da WPO.  Além de ter as suas imagens expostas, Werning deu aulas e teve a oportunidade de captar novas imagens para a sua série “Back to the Future” (com a qual venceu a categoria de Retrato Profissional de 2012), em cada um dos cinco países.

Todos os fotógrafos vencedores e finalistas de 2013 terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho numa exposição na Somerset House, um dos marcos históricos de Londres, de abril a maio de 2013.  Serão ainda referidos no website da WPO e todos os vencedores, bem como um conjunto de fotógrafos pré-selecionados, serão publicados no livro anual de capa dura dos Sony World Photography Awards.

O prazo de inscrição das dez categorias Abertas, para amadores e entusiastas, é 4 de janeiro de 2013.  As inscrições para o concurso Profissional, com 15 categorias para fotógrafos experientes, terminam a 9 de janeiro de 2013.  Todas as inscrições são gratuitas através do website www.worldphoto.org e a lista dos fotógrafos pré-selecionados será revelada a 5 de fevereiro de 2013.

O Júri Honorário de 2013, que irá avaliar o concurso profissional, é presidido pela diretora da maior agência americana e recém-nomeada diretora da Magnum Foundation, Catherine Chermayeff.  O painel de jurados é composto por profissionais de fotografia da World Photographic Academy, incluindo: o fotógrafo profissional de viagens, Macduff Everton; a editora de imagem do Guardian, Fiona Shields; o fotógrafo da Magnum, Chien-Chi Chang, e a diretora da Moscow House of Photography, Olga Sviblova.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário