Software de ex-aluno da UMinho gere online todas as fases da construção

Pedro Vaz Alves, formado pela Universidade do Minho, lançou um software que controla online todos os passos de uma empreitada, permitindo reduzir falhas, custos e prazos da obra, além de interligar os intervenientes. O software Assister é inovador na gestão de incidentes no setor da construção. Permite a interação por computador, tablet ou smartphone, podendo ainda ser utilizado offline em zonas remotas do planeta.

A ferramenta responde a uma necessidade do mercado e já tem clientes em França e Portugal. Nasceu do know-how da equipa de Pedro Vaz Alves, que é diretor-geral da start-up tecnológica SparkleIT, em Viana do Castelo. “Conhecemos bem o ramo da construção, que agora encontra resposta para as dificuldades mais comuns, como incidentes em obra, problemas de comunicação e atrasos na execução”, refere. A plataforma “é configurável” para as exigências de cada projeto.

“Esta nova solução poderá revolucionar o setor da construção, ganhando-se tempo, dinheiro, segurança e acabando com derrapagens nos prazos de entrega da obra”, frisa o responsável. Por outro lado, acrescenta, acelera e clarifica os dados transmitidos entre todos os envolvidos, desde o promotor, as empresas executantes, os subempreiteiros e o cliente. Além disso, a aplicação multiplica a eficácia das equipas no terreno, a deteção e resolução ágil de problemas e também antecipa planos diários de trabalho.

Pedro Vaz Alves é mais um exemplo de sucesso dos diplomados em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho, que têm tido repercussão nacional e internacional. O vianense de 36 anos foi gestor de tecnologias de informação da Euromib, consultor tecnológico do BCP e acumula os cargos de diretor da tecnológica Vamtech e de development manager da Société Gestion Investissement

Related Post

Leave a Comment:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *