29100 0

Sistema PLAGO distinguido com uma Menção Honrosa nos CIO Awards

Os CIO Awards 2013 distinguiram esta Terça-feira com uma Menção Honrosa o Metropolitano de Lisboa, pelo seu software PLAGO – Sistema de Planeamento Óptimo de Recursos e Gestão em Tempo Real da Operação.

Desenvolvido pela SISCOG, tecnológica portuguesa especializada em soluções de software para planeamento e gestão de recursos de empresas de transportes, em parceria com a Link Consulting, o PLAGO é um sistema que aborda, de uma forma integrada e optimizada, os três tipos de recursos envolvidos numa empresa de metropolitanos: o tempo e ocupação da via (horários dos comboios), os veículos e o pessoal.

Com entrada em funcionamento em 2011, são já vários os benefícios obtidos pelo Metro de Lisboa com a utilização deste sistema, nomeadamente a optimização na afectação de recursos humanos e melhor utilização do material circulante em termos de circulação.

A integração de todo o processo de planeamento, desde a análise da procura, necessidade de guarnecimento de estações até ao estabelecimento do plano de trabalho das pessoas, incluindo aspectos como a definição da oferta, criação de horários de comboios, dos turnos e escalas de serviço do pessoal e gestão de ausências, proporcionou já poupanças significativas a diversos níveis.

A isto se junta uma redução substancial no tempo aplicado pelos planeadores para obterem uma boa solução de planeamento, passando estes a ter mais tempo para trabalho mais “criativo”, tal como estudos de cenários alternativos e refinamento da análise de dados de entrada (procura) e de saída (planeamento).

Segundo João Pavão Martins, CEO da SISCOG, “este sistema é uma referência para a SISCOG pois foi o primeiro a integrar o planeamento dos três principais recursos de uma empresa de metropolitanos, abordando diferentes fases de planeamento. Ficamos muito satisfeitos por termo contribuído para que o Metro de Lisboa possa ser mais eficiente e pelo reconhecimento público feito agora a este sistema.”

Na sua terceira edição, o projecto CIO Awards foi criado pela IDC para provar que em momentos de dificuldades económicas, financeiras e sociais, as organizações sabem apostar na dinamização e inovação das suas actividades, com o suporte das tecnologias de informação, gerando projectos que contribuem para a criação de valor nas suas organizações.

O PLAGO é uma customização e integração dos produtos ONTIME, FLEET e CREWS da SISCOG.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

CIONET anuncia lista de melhores profissionais de TIC em Portugal

A CIONET anunciou a lista dos candidatos a melhor CIO português, um conjunto de profissionais que se distinguem no setor das TIC em terras lusas. Desta lista serão

Dimension Data nomeada como um dos 20 mais promissores fornecedores de infraestruturas de TI de 2016

A Dimension Data anunciou hoje que foi mencionada no ranking anual da publicação CIOReview como um dos 20 mais promissores fornecedores de infraestruturas de TI de 2016. “A

Nuno Melo nomeado CEO da e.Near

A e.Near  nomeou Nuno Melo, um dos sócios fundadores da empresa, para o cargo de Chief Executive Officer (CEO). Formado em Engenharia de Telecomunicações e Informática, pelo Instituto

Ricoh considerada “Líder” no Gartner Magic Quadrant 2014 em Managed Print and Content Services

A Ricoh acaba de ser adicionada ao quadrante dos “Líderes” no “Magic Quadrant for Managed Print and Content Services Worldwide”1 da consultora Gartner. A edição deste ano do

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *