Sistema PLAGO distinguido com uma Menção Honrosa nos CIO Awards

12936
0
Share:

Os CIO Awards 2013 distinguiram esta Terça-feira com uma Menção Honrosa o Metropolitano de Lisboa, pelo seu software PLAGO – Sistema de Planeamento Óptimo de Recursos e Gestão em Tempo Real da Operação.

Desenvolvido pela SISCOG, tecnológica portuguesa especializada em soluções de software para planeamento e gestão de recursos de empresas de transportes, em parceria com a Link Consulting, o PLAGO é um sistema que aborda, de uma forma integrada e optimizada, os três tipos de recursos envolvidos numa empresa de metropolitanos: o tempo e ocupação da via (horários dos comboios), os veículos e o pessoal.

Com entrada em funcionamento em 2011, são já vários os benefícios obtidos pelo Metro de Lisboa com a utilização deste sistema, nomeadamente a optimização na afectação de recursos humanos e melhor utilização do material circulante em termos de circulação.

A integração de todo o processo de planeamento, desde a análise da procura, necessidade de guarnecimento de estações até ao estabelecimento do plano de trabalho das pessoas, incluindo aspectos como a definição da oferta, criação de horários de comboios, dos turnos e escalas de serviço do pessoal e gestão de ausências, proporcionou já poupanças significativas a diversos níveis.

A isto se junta uma redução substancial no tempo aplicado pelos planeadores para obterem uma boa solução de planeamento, passando estes a ter mais tempo para trabalho mais “criativo”, tal como estudos de cenários alternativos e refinamento da análise de dados de entrada (procura) e de saída (planeamento).

Segundo João Pavão Martins, CEO da SISCOG, “este sistema é uma referência para a SISCOG pois foi o primeiro a integrar o planeamento dos três principais recursos de uma empresa de metropolitanos, abordando diferentes fases de planeamento. Ficamos muito satisfeitos por termo contribuído para que o Metro de Lisboa possa ser mais eficiente e pelo reconhecimento público feito agora a este sistema.”

Na sua terceira edição, o projecto CIO Awards foi criado pela IDC para provar que em momentos de dificuldades económicas, financeiras e sociais, as organizações sabem apostar na dinamização e inovação das suas actividades, com o suporte das tecnologias de informação, gerando projectos que contribuem para a criação de valor nas suas organizações.

O PLAGO é uma customização e integração dos produtos ONTIME, FLEET e CREWS da SISCOG.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário