SISCOG lança desafio de planeamento de pessoal a matemáticos

6072
0
Share:

A SISCOG vai lançar à ESGI101, o desafio de melhorar um algoritmo de optimização de planeamento de pessoal de empresas ferroviárias e metropolitanas.

A SISCOG reservou um problema muito exigente para o evento: produzir e ajustar planos de turnos de trabalho de forma ainda mais optimizada em relação ao actual algoritmo embutido no seu produto CREWS.

Os matemáticos envolvidos poderão ajudar a empresa a melhorar um já de si bastante potente algoritmo de optimização e que pode vir a ter aplicação prática nas empresas de caminhos-de-ferro e metropolitanas suas clientes. O sucesso desta colaboração, e resolução do problema, pode assim ter impacto no planeamento do trabalho de mais de 20,000 maquinistas e revisores espalhados por países como a Holanda, a Noruega, a Dinamarca, a Finlândia, o Reino Unido e Portugal.

Durante uma semana os participantes do programa terão de analisar o problema apresentado e no final apresentar à SISCOG os seus resultados, que podem materializar-se numa solução imediata ou numa colaboração extra ESGI.

A ESGI, European Study Group with Industry, uma iniciativa que já vai na 101ª edição, aproxima a academia e a indústria, permitindo que um grupo de matemáticos, que inclui alunos e professores, confronte problemas concretos e do “mundo real”, apresentados por empresas de indústrias variadas, e os resolva no espaço de uma semana.

O evento, que já teve lugar em países tão variados como a Austrália, o Canadá ou o México, já se dedicou a problemas levantados por empresas como a Boeing, a ESA (European Space Agency) e mesmo a LEGO.


Share:

Deixe o seu comentário