Connect with us

Leak Business

Simulador de Cibersegurança da Indra apresentado hoje em Estocolmo

Bruno Fonseca

Publicado a

A Indra vai estar presente no evento sobre Cibersegurança e Privacidade (CySeP), uma iniciativa da KTH Royal Institute of Technology, que se realiza entre hoje e o dia 31 de Outubro em Estocolmo, onde vai apresentar o seu novo simulador avançado de treino em cibersegurança.

Neste encontro, a empresa vai testar as capacidades de um grupo de mais de 50 pessoas que, de forma individual, vão realizar um exercício de computação forense sobre um sistema previamente alvo de um ciberataque.

Destacando-se por reunir alguns dos mais prestigiados especialistas internacionais em cibersegurança, provenientes tanto do meio académico como de empresas privadas, este fórum pretende analisar, através de palestras, exercícios e demonstrações, como pode ser feita a transferência, para empresas e cidadãos, de tecnologias e técnicas disponíveis na área de educação e pesquisa para melhorar a segurança das organizações e garantir a privacidade, integridade e confidencialidade das informações.

O Fórum tem início com uma palestra introdutória sobre computação forense da responsabilidade de Jorge López Hernández-Ardieta, especialista em cibersegurança da Indra e o Professor Jose María de Fuentes da Universidad Carlos III de Madrid.

De seguida, será proposto aos assistentes um exercício prático. Mais de 50 especialistas e estudantes que participam no encontro em Estocolmo vão ligar-se remotamente ao simulador instalado no Centro de Operações de Cibersegurança (i-CSOC) da Indra, em Madrid, para resolver um exercício de computação forense identificando, se possível, a origem e autoria do ataque informático.

Para a realização deste exercício, cada um dos participantes terá um espaço de trabalho individual no simulador, a partir do qual poderá realizar todas as ações necessárias para analisar a rede atacada, recuperar evidencias que sustentam as suas hipóteses e produzir o correspondente relatório forense. Esta tarefa, chave para identificar as vulnerabilidades que permitiram o ataque informático e que compromete o sistema, é imprescindível para evitar novas violações de segurança.

Durante o exercício, o simulador monitorizará de forma automática os participantes, disponibilizando conselhos e pistas sempre que necessário. Além disso, o simulador avaliará a atuação realizada por cada um dos participantes, permitindo-lhes conhecer, no final do exercício e de forma individualizada, a sua pontuação e principais aspetos a melhorar.

Com este evento, a Indra vai testar perante uma audiência extremamente exigente, a primeira versão do seu simulador de cibersegurança, projeto de I+D em que investiu 3 anos de trabalho e que é o único sistema existente no mercado, com estas características.

A solução foi criada para o treino efetivo de forças e corpos de segurança e técnicos de administrações públicas e empresas. Permite a formação e instrução em técnicas e táticas de prevenção, proteção e recuperação de ciberataques, adaptado ao nível de cada aluno e ao contexto operacional em que na realidade vai trabalhar. O sistema permite ainda a formação de civis e militares que desenvolvem operações de hacking ético ou ciberoperações.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias3 horas atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias4 horas atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias4 horas atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias6 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias6 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias1 semana atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias1 semana atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias1 semana atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...