Siga estas dicas para poupar energia neste Natal

9768
0
Share:

Neste Natal, a Schneider Electric Portugal disponibilizou algumas dicas que permitirão poupar energia mediante uma gestão eficiente da mesma.

Segundo dados do IEA (International Energy Agency), a iluminação representa 14% de todo o consumo de eletricidade na Europa e 19% a nível mundial, sendo que na época natalícia este valor aumenta, não só porque em casa se aposta na decoração à base de iluminações alusivas a esta época, mas também porque os Centros comerciais e lojas em geral apostam decorações como artifício para atrair consumidores.

A Schneider Electric Portugal diz-lhe como desfrutar do espírito natalício fazendo uma utilização eficiente da sua iluminação, sem ter de cortar nas luzes e enfeites de Natal.

Crie horários: Crie sistemas que permitam fazer um calendário para que as luzes se liguem ou desliguem estrategicamente nesta época. O Objetivo? Reduzir o consumo exagerado e alcançar uma poupança que pode variar de 5% a 10% na fatura elétrica mensal.

Utilize sensores de ocupação: Este sistema deteta a presença das pessoas. Assim, quando um espaço se encontra vazio, o sensor mantém as luzes apagadas ou acesas mas de forma muito atenuada. Este sensor faz com que a área tenha a luz necessária quando é realmente indispensável, gerando uma poupança que varia dependendo da área em questão.

Ajuste os níveis de iluminação: Esta estratégia consiste em não deixar que as lâmpadas trabalhem em plena carga mas a 70% ou 80% sem que a olho nu se detete qualquer variação. E nada melhor do que mantermos o espírito de natal sempre aceso. As lâmpadas têm uma vida útil que vai diminuindo com o passar do tempo. O que este sistema faz é reduzir a perda de vida útil para que não exija uma troca frequente e que com o tempo, se poupe energia.

Deite as luzes antigas fora. Invista em luzes LED: Pode encontrá-las nas mais variada lojas e custam, aproximadamente, o mesmo do que as luzes normais. A diferença? Poupa mais 20 a 30% no seu orçamento de natal. A sua potência varia tipicamente entre 0,1 e 3 W, sendo conjugados em lâmpadas ou luminárias. Facilmente encontrará interessantes conjugações cromáticas que são normalmente aplicados na iluminação decorativa;

Sabia que… É possível poupar, até 30% no final do mês se fizer uma boa gestão energética nesta época?

Poderá ainda poupar energia neste Natal, através de ações tão simples como:

1. Utilize cores claras nas paredes e tetos, o que permite reduzir a iluminação artificial;

2. Apague as luzes das divisões que não estejam a ser utilizadas.

3. Utilize, por exemplo, as luzes da árvore de natal para iluminar uma divisão de passagem (corredores; escadas; etc).

4. Reduza ao mínimo a iluminação decorativa em exteriores: jardins, piscinas, etc;

5. Mantenha as lâmpadas limpas – aumentará a luminosidade, sem ter que aumentar a potência – O pó e a sujidade nas janelas, nas fontes de luz e luminárias, podem reduzir em 25% o rendimento do sistema de iluminação, mantendo o mesmo consumo de eletricidade. Por isso, deve proceder-se à limpeza regular das janelas e luminárias.

6. No Natal, procure a combinação adequada de luz que se traduz na conjugação de diferentes tipos de lâmpadas. Tal permitirá criar várias “zonas de iluminação” com um efeito muito agradável.

7. No Natal aproveite para instalar iluminação difusa por todas as salas, evitando assim os espaços escuros.

8. Opte por luminárias de diferentes tipos a diferentes alturas. Não é necessário que todas as luzes estejam acesas ao mesmo tempo.

Não apague as luzes neste Natal, aprenda a poupar todo o ano!


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário