Siemens relembra importância do ensino profissional dual

7568
0
Share:

A Siemens está a participar ativamente na primeira Semana Europeia de Formação Profissional, que se realiza de 5 a 9 de Dezembro de 2016, com eventos em nove países da União Europeia (UE). Organizada pela Comissão Europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, a campanha de uma semana visa informar os jovens sobre os benefícios dos programas de educação e formação profissional dual que combinam a aprendizagem em sala de aula com experiência prática.

Durante esta semana, tanto a comunidade empresarial como o público interessado terão acesso a informações sobre as opções e oportunidades que os modelos baseados no trabalho prático conseguem oferecer.

Atualmente, a Siemens está a formar cerca de 11.500 jovens em 22 países. A procura de programas de educação e formação profissional dual para jovens profissionais está a aumentar em todo o mundo. Em certos países – principalmente na Alemanha, Áustria e Suíça – os modelos baseados no trabalho prático já fazem parte integrante dos planos de carreira dos jovens.

Em Portugal, a formação contínua é também uma das apostas da Siemens que, em parceria com a ATEC, – academia de formação de que é promotora, juntamente com a Volkswagen Autoeuropa, a Bosch e a Câmara de Comércio Luso Alemã – já formou mais de 4.000 alunos nos últimos anos. Esta parceria já deu vários frutos e, ao longo dos anos, tem procurado acompanhar as mais recentes tendências para que a oferta formativa acompanhe aquelas que são as maiores necessidades do mercado de trabalho. Um bom exemplo desta estratégia foi a criação, há dois anos, do curso especializado em administração de sistemas SAP que, na senda da mega tendência da digitalização, está a formar recursos humanos nesta importante área de atividade.

“A Siemens em Portugal dá particular relevância aos estágios tecnológicos, nomeadamente junto das Universidades e Politécnicos, com enfoque na utilização conjunta de equipamentos e software que permitam a integração e conectividade do processo industrial desde o design à produção” disse Pedro Pires de Miranda, CEO da Siemens em Portugal.

Também no âmbito da parceria com a ATEC, a Siemens Portugal está a colaborar na construção de uma réplica do Atomium, que a sede da empresa vai apresentar em Bruxelas, como exemplo de um projeto de colaboração multinacional entre formandosde vários países. Aos jovens portugueses, estudantes do 2º ano do curso de Fabrico e Manutenção de Cunhos e Cortantes, coube a construção dos tubos, ficando outros sete países encarregues de outras componentes e da montagem.

Durante a Semana Europeia de Formação Profissional, os potenciais candidatos podem conhecer de perto os diversos programas de formação que a Siemens oferece em instalações suas localizadas em nove países da UE e na Índia. Os centros de formação da Siemens na Áustria, França, Hungria, Índia, Portugal, Espanha, Reino Unido, República Eslovaca e Suíça abrirão as suas portas a visitantes.

“A Semana Europeia de Formação Profissional oferece aos jovens europeus uma excelente oportunidade de ver por si próprios os benefícios dos programas de educação e formação profissional dual. Estamos muito satisfeitos de podermos ajudar a tornar esta campanha um sucesso através dos nossos eventos”, diz Janina Kugel, Diretora de Recursos Humanos da Siemens AG.

“Os programas de educação e formação profissional dual ajudam a reduzir o desemprego entre os jovens, reforçando simultaneamente a competitividade das empresas. Nos últimos anos, temos alargado sistematicamente os nossos programas de formação internacional, e é isso que nos permite encontrar colaboradores altamente motivados e talentosos em todo o mundo”, acrescenta.

Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário