14647 0

Siemens e Accenture formam joint-venture para a área das Smart Grids

A Siemens e a Accenture acabam de formar uma joint-venture no campo das redes elétricas inteligentes. Sob a designação Omnetric Group, as duas empresas desenvolverão soluções e serviços para ajudar os operadores de energia a melhorar a eficiência das suas redes e a garantir maior segurança no fornecimento de energia.

Com o Omnetric Group a colocar o seu foco de atuação em soluções e serviços para a integração de sistemas e para a gestão do cada vez maior volume de dados, resultante da operação de redes de energia; a gama de soluções resultante permitirá aos operadores integrar tecnologia de operação (TO), como seja a gestão de rede em tempo real, e tecnologias de informação (TI), como é exemplo a gestão de dados de contadores inteligentes.

Para além de combinar os produtos e soluções da Siemens com o conhecimento da Accenture nos campos da consultadoria, integração de sistemas e soluções operacionais (gestão de serviços), as soluções de TI e de TO do Omnetric Group são ainda complementadas pela larga experiência de ambas as empresas na indústria da energia.

As soluções e serviços que a nova empresa fornecerá darão resposta ao grande número de desafios que os operadores de energia estão a enfrentar nos dias de hoje. Na Europa, por exemplo, o rápido crescimento da produção distribuída de energia está a colocar os preços de energia sob uma forte pressão, ameaçando os modelos de negócios dos operadores. Ao mesmo tempo, a entrada crescente de energia intermitente de

fontes de energia renováveis prejudica a estabilidade da rede elétrica . Por seu turno, nos Estados Unidos as infraestruturas envelhecidas e as catástrofes naturais, cada vez mais frequentes, estão a ameaçar a segurança do fornecimento de energia.

“Os operadores podem melhorar a fiabilidade global das suas redes e colmatar o desnível do controlo da rede em tempo real através da integração e implementação de aplicações novas e anteriormente independentes”, explica Jan Mrosik, CEO da divisão Smart Grid da Siemens. Por exemplo, as soluções de resposta à procura podem ser utilizadas para gerir ativamente o consumo. As centrais elétricas virtuais permitem desenvolver e adotar novos modelos de negócio rentáveis, e a gestão dos dados provenientes dos contadores inteligentes de energia torna o consumo mais transparente para os consumidores, dando lugar a um consumo energeticamente eficiente. “Estamos convencidos que ninguém está melhor preparado para realizar esta integração do que uma empresa que combina o know-how industrial da Siemens e a experiência em TI da Accenture.”

Jack Azagury, Diretor-Geral dos Serviços Smart Grid da Accenture, acrescenta: “Os operadores de energia estão a procurar soluções para incrementar a eficiência do capital e reduzir os custos operacionais. Ao mesmo tempo precisam de integrar um volume crescente de produção distribuída de energia renovável e veículos elétricos nas suas redes elétricas. Para tal é necessário integrar soluções de TI tradicionais e soluções operacionais, necessárias para gerir a rede elétrica. O Omnetric Group estará bem posicionado para ajudar as empresas a colher os benefícios desta “convergência” entre as TI e TO, que se afigura como um passo vital em direção à gestão de redes de energia cada vez mais complexas e com um volume de dados cada vez maior“.

O Omnetric Group terá a sua sede em Munique e contará com aproximadamente 100 colaboradores durante o primeiro ano de funcionamento. Com as operações numa primeira fase direcionadas para a Europa e os Estados Unidos e planos para expandir globalmente, a Siemens e a Accenture não irão divulgar detalhes financeiros da joint-venture. O grupo irá começar a operar depois de obter aprovação regulamentar, bem como outras condições de fecho.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Malware ‘HummingBad’: a maior epidemia mundial contra dispositivos Android

A Check Point, revela uma lista com as famílias de malware mais comuns utilizadas para atacar as redes e dispositivos empresariais a nível mundial. Pela primeira vez, os ataques

Satya Nadella é o novo CEO da Microsoft

A Microsoft anunciou hoje a escolha de Satya Nadella para Chief Executive Officer e membro do Conselho de Administração da Microsoft, com efeito a partir de hoje. Anteriormente,

Sage alcança objetivos financeiros e garante crescimento sustentado em 2015

A Sage apresenta os seus resultados de 2015 que são os seguintes: Crescimento orgânico das receitas de 6% (FY14: 5%); Crescimento da receita orgânica recorrente de 9% (FY14:

Börje Ekholm assume funções de Presidente e CEO da Ericsson

A Ericsson anuncia hoje que numa altura em que Börje Ekholm assume a posição de Presidente e CEO da Ericsson, JanFrykhammar, que ocupou temporariamente o cargo de Presidente

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *