Segurança e facilidade de utilização são pontos fundamentais no desenvolvimento de APIs

10472
0
Share:

A CA Technologies  apresentou um estudo que elege a segurança e a facilidade de uso como os mais importantes e diferenciadores fatores de sucesso no processo de desenvolvimento de APIs. A empresa também apresentou a versão atualizada do CA Layer 7 API Portal, que disponibiliza novas ferramentas e funcionalidades que ajudam os developers a criarem aplicações móveis, web ou outras que suportem os objetivos de negócio das empresas de ampliar o seu alcance no mercado.

Especialmente focado no melhoramento futuro do design e implementação de APIs, este estudo feito pela Layer 7, uma empresa da CA Technologies, conclui ainda que não existe uma fórmula padrão que possa ser aplicada na gestão de APIs.

Os 180 profissionais responsáveis pela gestão de APIs, inquiridos neste estudo, reconheceram que a construção de APIs escaláveis, seguras, flexíveis e capazes de responder totalmente às necessidades de uma empresa não é uma tarefa fácil. Mais de 44% dos inquiridos elegeram a segurança das APIs como uma das principais preocupações, enquanto 38% se mostrou mais preocupado com a facilidade e flexibilidade de uso das mesmas, reconhecendo porém que estes são os dois pontos mais importantes no processo de desenvolvimento de uma API.

Sobre a temática que coloca frente a frente as APIs privadas e as APIs públicas, 60% dos participantes neste estudo admitiram que os seus programas de API incluem ambas as vertentes. Durante a criação destes programas, os designers recorrem a ferramentas específicas, nomeadamente nas fases de design/desenvolvimento e de testes/implementação. Em termos de formatos, estes profissionais mostram-se divididos, de forma bastante equilibrada, entre as opções JSON e XML, com mais de 50% dos inquiridos a optar pelo formato JSON, e mais de 47% a escolher o XML. As respostas dos designers relativamente ao protocolo HTTP foram igualmente muito equilibradas. Mais de 42% dos entrevistados apoiam SOAP over HTTP, e mais de 43% optam por CRUD over HTTP.

No momento da implementação das APIs a esmagadora maioria dos inquiridos (78%) revelou que cria protótipos das APIs, antes de avançar para os programas propriamente ditos. Cerca de 25% dos programas de API oferecem aos developers pelo menos um SDK e quase 35% mostrou intenção de proporcionar um SDK no futuro.

Os entrevistados para este estudo destacaram ainda que os seus programas de API estão devidamente direcionados para diferentes developers. No topo desta lista surgem as equipas internas, as equipas de desenvolvimento mobile e web de terceiros.

O estudo foi conduzido pela API Academy – uma comunidade de designers, programadores e estrategistas de APIs, encabeçada pela CA Technologies, que tem como objectivo melhorar a velocidade dos negócios através da partilha das melhores práticas e lições relativas à construção de APIs.

Para aceder a uma infografia das respostas ao inquérito, clique aqui.

A CA Technologies completou a aquisição da Layer 7 Technologies no ano passado e agora incluiu na sua oferta a CA Layer 7 API Security e a Management Suite.

CA Layer 7 API Portal

Para simplificar e garantir a segurança de todo o processo de desenvolvimento de aplicações web, mobile e cloud, a CA Technologies disponibilizou uma versão atualizada do seu CA Layer 7 API Portal, que oferece novas ferramentas e funcionalidades que ajudam os developers a criarem aplicações que suportem os objetivos de negócio das empresas, e que potenciem não só as estratégias de expansão corporativas, mas também o aumento das receitas a nível global.

A mais recente atualização do API Portal coloca à disposição recursos importantes que permitem acelerar o desenvolvimento de aplicações, sem penalização para a segurança do negócio e dos clientes. Entre as novidades, destaque para:

• API Grouping— Permite que os developers adicionem múltiplas APIs com um único clique, simplificando desta forma a criação de aplicações.

API Packages— Permite que os proprietários da API possam construir pacotes de APIs que disponibilizam diferentes conjuntos de funcionalidades. Isto simplifica o on-boarding e facilita o trabalho dos developers. Desta forma, estes podem abrir uma conta no API Portal, selecionar o pacote que melhor responde às suas necessidades e receber automaticamente o conjunto mais adequado de APIs para poderem trabalhar.

• Publishing API do Portal— Permite aos developers a publicação de APIs diretamente a partir do Portal, usufruindo das regras de segurança e proteção predefinidas. Os detentores das API podem, desta forma, investir em características e elementos específicos das APIs, como na identificação de localização, sem penalizarem a consistência e a segurança de todas as APIs.

O Layer 7 API Portal da CA continua a disponibilizar funcionalidades e capacidades realmente diferenciadoras, que simplificam e otimizam o desenvolvimento de aplicações, como é o caso da criação automática de documentação da API e de amostras de código na linguagem de programação escolhida pelo developer. O portal garante também a integração com o Layer 7 Mobile Access Gateway da CA, para assegurar os níveis ideais de segurança para uma aplicação. Ao usarem o Mobile SDK do Mobile Access Gateway para a aplicação, os developers podem adicionar todas as opções de segurança pretendidas pelo negócio em causa, sem necessidade de desenvolvimento de código. Este SDK garante a consistencia de toda a segurança, independentemente das alterações que forem feitas no back end.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário