Sector das TIC: nascem três empresas por cada encerramento

8800
0
Share:

A Radiografia do Sector das Tecnologias e da Comunicação (TIC) em Portugal elaborada pela Informa D&B descreve um sector dinâmico, jovem e com um perfil exportador mais acelerado do que a média do tecido empresarial. Em 2013 registou-se a criação de 1.167 empresas no sector das TIC (tecnologias da informação e comunicação), contra 364 encerramentos, o que significa que, por cada empresa que encerrou, nasceram 3,2 empresas. Anualmente nascem, neste sector, cerca de 900 empresas em Portugal.

Os dados de 2013 são igualmente positivos quando se comparam estes registos com os de 2012. O nascimento de empresas subiu 12% e os encerramentos caíram 22%. Este sector apresentou 72 casos de insolvência em 2013, mais 4 do que em 2012.

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, “o sector das TIC está a assumir um papel muito interessante no nosso tecido empresarial. É um sector jovem, em que a idade média das empresas é de 7,4 anos e onde nascem três vezes mais empresas do que as que encerram. Tem também um perfil exportador muito relevante, com 32% das empresas do sector a exportar, o que representa o dobro do tecido empresarial, que tem 16% de empresas exportadoras”.

No período 2012 / 2011, 47% das empresas do sector das TIC cresceu em volume de negócios, valor que se posiciona acima do tecido empresarial sociedades, em que apenas 37% apresentaram crescimento.

93% das empresas são de pequena dimensão e 53% têm menos de 5 anos

A maioria (93,4%) das empresas TIC é de pequena dimensão (volume de negócios até 2 milhões de euros), sendo no entanto as empresas de grande dimensão (mais de 50 milhões de euros de volume de negócios) que mais contribuem para o volume de negócios (67%) do sector das TIC. Mas são as PME (volume de negócios inferior a 50 milhões de euros) que mais empregam (65%).

As empresas do sector das TIC apresentam uma dimensão média superior às empresas do tecido empresarial sociedades com as grandes empresas com um volume de negócios médio de 306 milhões de euros e as PME deste sector a registarem um valor médio de 716 mil euros.
Atendendo à idade das empresas, este é um sector mais jovem. Mais de metade do sector (53%) tem até 5 anos o que não se verifica no tecido empresarial sociedades (33%). Metade do volume de negócios é gerado pelas empresas maduras (com 20 ou mais anos) e metade do emprego pelas empresas adultas (6 e os 19 anos).

A idade média das empresas do sector é de 7,4 anos, valor significativamente inferior aos 12,9 anos médios do tecido empresarial.

Há duas vezes mais empresas do sector das TIC a exportar do que no tecido empresarial sociedades

A Radiografia do sector das TIC em Portugal elaborado pela Informa D&B mostra que 32% das empresas das TIC exporta, contra apenas 16% das empresas do tecido empresarial. Para metade destas TIC que exportam (930), a exportação representa mais de 20% do seu volume de negócios, o que mostra um perfil exportador de um sector jovem e dinâmico.

As TIC já representam 4,3% das exportadoras do tecido empresarial e são responsáveis por 3,1% das exportações, com valor de exportação de 1.945 milhões de euros.

Principal atividade das TIC é a Consultoria e programação informática. As Telecomunicações geram a maioria do volume de negócio

A Consultoria e programação informática é a atividade que representa maior número de empresas (64%) nas TIC. Seguem-se o Comércio (15%), Outros serviços (13%), Telecomunicações (6%) e Indústria (2,2%). É, também, a Consultoria e programação informática, a principal atividade empregadora do sector (50%), com as Telecomunicações (21%) e o Comércio (12%) a ocuparem a segunda e terceira posição, respetivamente.
Em volume de negócios, são as Telecomunicações a liderar, com 49%, seguidas da Consultoria e programação informática (22%) e do Comércio (16%).

Existem em Portugal perto de 6 mil empresas do sector das TIC, correspondendo a mais de 66 mil empregados, 2,9% do emprego do tecido empresarial sociedades. A região de Lisboa é líder em número de empresas (50%), volume de negócios (68%) e emprego (65%). Da totalidade das empresas TIC, 93% localiza-se na região de Lisboa, Centro e Norte. O volume de negócios deste sector em 2012 foi de 12.804 milhões de euros.


Share:

Deixe o seu comentário