23668 0

Schneider Electric torna-se parceiro fundador da disciplina de IoT na ESCP Europe

A Schneider Electric é um dos parceiros fundadores da disciplina de Internet das Coisas (IoT) criada pela escola de negócios ESCP Europe para o ano letivo 2016-2017. A disciplina foca-se no apoio a alunos, empresas e professores de investigação e pesquisa sobre questões empresariais e de gestão relacionadas com a digitalização e desenvolvimento de dispositivos conectados. A Valeo é também parceiro fundador da disciplina.

Criar modelos empresariais inovadores e práticas de gestão para a IoT

A Schneider Electric utiliza a tendência tecnológica da Internet das Coisas para abordar e resolver as necessidades dos seus clientes de formas novas e eficientes. Alguns problemas já são antigos – como minimizar o tempo de paragem de um processo de produção – enquanto outros desafios, como abordar requisitos de sustentabilidade ou de regulamentação, estão a surgir. Impulsionamos a conectividade, os dados dos resultados e as conclusões avançadas de analytics e Big Data e as nossas capacidades de controlo ativas para desbloquear novo valor para os clientes através dos nossos serviços e soluções. A IoT está a criar uma revolução nos atuais modelos de negócio e práticas de gestão, quer nossos, quer dos nossos clientes. Acreditamos que esta disciplina, juntamente com a colaboração da Schneider Electric com a ESCP Europe, vai oferecer aos alunos uma oportunidade de aprender e moldar estas práticas emergentes e a posicionarem-se na vanguarda da força de trabalho da IoT do futuro,” refere Cyril Perducat, Executive Vice President, IoT & Digital Transformation at Schneider Electric.

A nova disciplina da ESCP Europe, uma escola de negócios aclamada internacionalmente, vai focar-se na pesquisa de respostas à revolução da IoT de uma perspetiva empresarial: De que forma criamos valor para os utilizadores? Quais são os diferentes modelos de negócio potenciais? Como rentabilizar informação de produtos conectados e partilhar valor entre diferentes parceiros?

Promover novas ideias

A Inovação a todos os níveis da Schneider Electric potencia o poder e a promessa da Internet das Coisas para remodelar cidades, transformar indústrias e enriquecer vidas através de produtos conectados, controlo na extremidade da rede, aplicações, analytics e serviços. A Schneider Electric alavanca a sua especialização em tecnologia operacional (OT) que controla os processos mais importantes da nossa sociedade e conecta-a com a tecnologia da informação (TI) com a qual contamos para simplificar as nossas vidas e tomar melhores decisões. Esta abordagem, à qual a Schneider Electric se refere como construir Inteligência Operacional, gera informação executável para promover tomadas de decisão informadas nas nossas casas, empresas, centros de dados, edifícios e cidades.

Enquanto parceiro fundador da disciplina, a Schneider Electric acredita convictamente que as próximas tecnologias e serviços inovadores vão emergir da partilha de informação e colaboração aberta entre grupos de interesse. Neste aspeto, a disciplina oferece a oportunidade de tirar partido da dinâmica de uma escola de negócios de reputação mundial, da sua rede e visão dos seus professores e oradores, e recorrer à qualidade dos seus laboratórios de investigação para otimizar o processo de pesquisa de modelos empresariais que sejam duráveis e rentáveis para todos. Isto também permite à Schneider Electric criar uma parceria com a Valeo, um grande grupo industrial, no sentido de partilhar e colaborar nas aplicações de tecnologias conectadas e criar sinergias.

Inspirar novos talentos IoT

A disciplina de IoT é também uma oportunidade para a Schneider Electric aumentar a consciência dos alunos, de uma das principais escolas de negócios, sobre o papel crucial da IoT no futuro do mundo e as suas implicações para os negócios. Esta nova abordagem sobre a IoT pode levá-los a trabalhar em parceria com os centros de I&D do Grupo e a beneficiar de algumas das suas investigações.

O currículo da disciplina vai incluir 120 horas de aulas em Inglês abertas a alunos da escola, com início em janeiro de 2017. Com a graduação, os alunos vão receber um Certificado de Empresas Conectadas que reconhece a qualidade do curso em IoT. Para a Schneider Electric, estes licenciados vão representar um grupo de talentos bastante qualificado, preparados para inovar e implementar os seus conhecimentos num ambiente estimulante.

O lançamento oficial da disciplina, realizado a 20 de outubro de 2016, foi acompanhado por uma conferência sobre o tema: “Criar valor, novos modelos económicos e valores de utilização” que teve lugar no campus parisiense da ESCP Europe.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Campanha da Vodafone assinala sucesso do plano de expansão no Fixo

A Vodafone Portugal lança hoje a sua maior campanha de Comunicação de sempre em termos de oferta do serviço fixo, transversal e com presença em várias localidades. A

Ricoh Adere a Programa de Certificação EPEAT

A Ricoh aderiu ao programa Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT) que consiste numa referência abrangente para compras ambientalmente conscientes que se baseia em atributos de design ecológico, como

Música de Avicii ‘x You’ amplia o poder do entretenimento social em rede

Ilustrando o efeito completo de uma sociedade em rede colaborativa, o DJ, produtor e artista Avicii acaba de lançar a música crowd-sourced, desenvolvida a partir da maior colaboração

Infor Apresenta Inforce Marketing no evento Dreamforce 2012

A Infor lançou o Inforce Marketing, um sistema de automação de marketing global e abrangente construído sobre a plataforma Salesforce. O Inforce Marketing fornece capacidades fortes a nível

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *