Schneider Electric nomeada Empresa Mais Ética do Mundo pelo Ethisphere Institute

11264
0
Share:

A Schneider Electric é reconhecida pelo Ethisphere Institute, líder mundial na definição e elaboração de standards para a inclusão de ética nos processos de negócio, como World’s Most Ethical Company de 2015.

O World’s Most Ethical Companies (Empresas Mais Éticas do Mundo) reconhece as organizações que tiveram um impacto material na forma como os negócios são conduzidos, abraçando uma cultura de ética e a transparência a todos os níveis de atuação da empresa.

A distinção sublinha, pelo quinto ano consecutivo, o compromisso da Schneider Electric para com a liderança em standards éticos de práticas e de negócio, que asseguram um valor a longo prazo para todas as partes interessadas, incluindo os clientes, colaboradores, fornecedores, reguladores e investidores. A Schneider Electric é este ano uma das três empresas, entre as 132 companhias avaliadas pelo Ethisphere Institute, a receber o prémio na categoria de “Capital Goods”.

“Estamos muito satisfeitos na Schneider Electric por termos alcançado, pelo quinto ano consecutivo, esta nomeação do Ethisphere. O principal desafio do Grupo é manter-se à altura das expectativas diárias de todos os nossos parceiros, clientes e investidores”, declara Emmanuel Babeau, Deputy CEO de Finance and Legal Affairs da Schneider Electric. “É por esta razão que a Schneider Electric tem vindo a desenvolver uma estratégia ativa para expandir as competências dos seus colaboradores, através da implementação de um conjunto de processos e de ferramentas dedicadas,” adianta Emmanuel Babeau.

Na Schneider Electric, a ética e a gestão são consideradas elementos chave para o crescimento e para a competitividade empresarial. Ambos são geridos recorrendo a um documento de “Princípios de Responsabilidade”, que define uma série de linhas orientadoras para dar aos associados do Grupo uma base comum com vista a um comportamento mais responsável. Este documento foi criado tendo como base os 10 princípios do Global Compact, os princípios de gestão da empresa, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e os standards internacionais do trabalho. Os associados da Schneider Electric contam ainda com o programa “Responsibility & Ethics Dynamics”, criado para ajudar na gestão de questões éticas.

“O prémio Empresas Mais Éticas do Mundo correlaciona ética nas práticas de negócio e evolução do desempenho da companhia. As empresas distinguidas utilizaram a ética como meio de definir a sua liderança na indústria, e compreendem que a criação de uma cultura ética e a distinção como Empresas Mais Éticas do Mundo envolve mais do que uma simples mensagem ou uma série de executivos a transmitirem mensagens politicamente corretas”, refere Timothy Erblich, Chief Executive Officer da Ethisphere. Adianta ainda que, “ser alvo deste reconhecimento envolve a ação coletiva de uma força de trabalho global, desde os líderes de primeira linha até à base da pirâmide. Todos estão de parabéns na Schneider Electric por termos atingido esta extraordinária distinção”.

A avaliação da World’s Most Ethical Company baseia-se na rede Ethics Quotient (EQ) do Ethisphere Institute, desenvolvida durante um longo período de pesquisa para oferecer os meios de análise e avaliação do desempenho das empresas de uma forma objetiva, consistente e estandardizada. A informação recolhida disponibiliza uma amostra abrangente de critérios que definem as competências, e não de todos os aspetos de governance corporativa, risco, sustentabilidade, conformidade e ética.

A rede e a metodologia EQ são determinadas, corrigidas e refinadas pelos conselhos especializados e pelas perspetivas recolhidas através de líderes da rede Ethisphere e do Methodology Advisory Panel do World’s Most Ethical Company. Os resultados são calculados em cinco categorias principais: programa de ética e de conformidade (35%), cidadania e responsabilidade corporativas (20%), cultura de ética (20%), gestão (15%) e liderança, inovação e reputação (10%).

A lista completa das Empresas Mais Éticas do Mundo (World’s Most Ethical Companies) de 2015 pode ser consultada em http://ethisphere.com/worlds-most-ethical/wme-honorees/.

Os executivos de topo dos homenageados contribuem com as suas perspetivas e melhores práticas para o World’s Most Ethical Companies Executive Briefing. Durante os próximos meses, pode consultar uma série de perspetivas recolhidas das Empresas Mais Éticas do Mundo, nomeadamente white papers e infografias. Faça o download das perspetivas de 2014). O Ethisphere convida as organizações interessadas em comparações com as Empresas Mais Éticas do Mundo a conhecerem os seus serviços.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário