Schneider Electric lidera projeto-piloto de UPS

10648
0
Share:

A Schneider Electric foi nomeada como líder na categoria das UPS (Fonte de Alimentação Ininterrupta) para um projeto de investigação de uma metodologia de Product Environmental Footprint – PEF da Comissão Europeia.

No seguimento da iniciativa Single Market for Green Products, a Comissão Europeia propôs dois novos métodos de avaliação da performance ambiental de produtos e organizações através da análise do ciclo de vida do PEF (Product Environmental Footprint) e do OEF (Organisation Environmental Footprint).

A Comissão Europeia pretende que estes métodos sejam utilizados por todos os stakeholders da indústria (Estados-membros, empresas, organizações privadas, etc). Para esse efeito, foi lançado um período de testes de três anos através de um apelo a voluntários para desenvolverem regras específicas para os produtos e para o setor, num processo que envolve vários stakeholders.

A Schneider Electric respondeu ao apelo e constituiu equipa com a CEMEP-GIMELEC, Eaton, Emerson, Legrand, PEPecopassport, SGS e Socomec. Foram rececionadas 90 candidaturas e apontados 14 pilotos. À Schneider Electric coube o pelouro da categoria das UPS.

“Foi com grande prazer que soubemos que a Schneider Electric foi nomeada como líder na categoria das UPS em conjunto com os seus parceiros, fabricantes de referência tipo de produtos, associações do setor europeias e associações de peritos”, referiu Christophe Garnier, Environmental Standardization and Alliances Manager, responsável pelo projeto na Schneider Electric.

A escolha dos pilotos para os projetos foi feita com base em critérios como a capacidade do candidato em cobrir uma percentagem significativa do mercado, a diversidade dos setores em que trabalha e a disponibilidade de ter já PCR (regras de categoria de produto) e dados de qualidade relativamente ao seu ciclo de vida.

“É o reconhecimento do compromisso da Schneider Electric em fornecer aos seus clientes informações ambientais fiáveis, graças à sua eco-marca Green Premium e ao papel fulcral no desenvolvimento do programa de certificação ambiental PEPecopassport, iniciado pelas indústrias elétrica e de AVAC”, acrescentou Serge Théoleyre, Sustainable Offer Director da Schneider Electric.

Nesta fase piloto, a Schneider Electric e os seus parceiros:

  • Definirão regras específicas para as UPS (PEF Category Rules – PEFCRs);
  • Implementarão padrões para a performance dos produtos;
  • Prepararão e validarão sistemas de verificação e concordância proporcionais, eficientes e efetivos;
  • Proporão veículos de comunicação B2B (Business-toBusiness) e B2C (Business-to-Consumer) para informações acerca do Product Environmental Footprint

O trabalho dos pilotos começou oficialmente a 4 de Novembro de 2013 e o primeiro encontro de stakeholders teve lugar no passado dia 26 de fevereiro.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário