Schneider Electric lança solução inovadora com cunho Português

10032
0
Share:

A Schneider Electric lançou o Data Center in a Box, uma solução completa e inovadora de Centros de Dados em módulos pré-fabricados assemblados em fábrica ou no local de instalação, que permite reduzir a complexidade, o tempo e o custo de implementação.

Esta solução caracteriza-se, desde logo, por ter um grande cunho nacional: dos componentes que fazem parte da solução, cerca de 50% provêm de empresas Portuguesas, que contribuíram assim para o desenvolvimento de uma solução local da Schneider Electric Portugal, única no seu género.

Por se tratar de uma solução totalmente flexível, embora se baseie em módulos de construção com características standard, o Data Center in a Box permite a construção de um Centro de Dados de raíz, em qualquer local, reduzindo substancialmente o tempo de projeto e de implementação, quer para instalações de carácter permanente, quer provisórias.

Esta solução é constituída por um conjunto de diferentes módulos que se encaixam de forma simples uns nos outros, como se de peças de Lego se tratassem, para qualquer necessidade de implementação, por mais urgente que esta se revele.

O Data Center in a Box é constituído por módulos de várias áreas: IT, módulos de Energia, módulos de Cooling e módulos de aplicações especiais, conjugados para construir a solução adequada à dimensão necessária, quer o requisito seja o de um pequeno Centro de Dados com 10 bastidores, quer seja um Centro de Dados de grande dimensão com centenas de bastidores. A diferença será apenas o número de módulos a utilizar.

A solução pode ser utilizada para potências IT desde os 50 kW, sem qualquer limite na potência máxima de utilização. O sistema poderá sempre crescer em função das necessidades de utilização, de forma modular e por simples adição futura de contentores.

Cada módulo IT é autónomo e está preparado para a operação de 14 bastidores de servidores, incluíndo toda a infraestrutura de operação. A suportar estes módulos de IT estarão módulos de energia e produção de frio que poderão ser acopulados à solução em função do número de módulos IT a instalar, não sendo necessário qualquer tipo de sobredimensionamento para antecipar necessidades futuras, uma vez que a solução é totalmente flexível e permite a adição de módulos.

Embora seja uma solução totalmente personalizável, o Data Center in a Box pode incorporar todos os componentes inerentes a uma instalação de Centros de Dados, entre os quais destacamos os que fazem parte do portfólio de oferta da Schneider Electric, tais como as UPS, Quadros Elétricos, Aparelhagem de Instalação, Calhas e Caminhos de Cabos, Bastidores, Racks e Acessórios, PDU, Chillers, Geradores, Controlo de Acessos, Gestão Ambiental, Videovigilância e DCIM (Data Center Infrastructure Management).

Ao contrário das soluções existentes no mercado, estes módulos de contentorização, exclusivamente concebidos para esta solução, são adequados para a operação de Centros de Dados, possuindo uma largura útil de 3 metros, o que permite evitar as limitações impostas pela utilização de contentores marítimos standard, cuja largura é apenas de 2,2 metros e que induzem restrições significativas à operação dos Centros de Dados. De realçar que, embora não sejam contentores standard, são transportáveis por via terrestre e marítima.

A modularidade estende-se ainda a contentores para utilização especial, desde módulos de armazenamento a módulos de gestão de Centro de Dados, NOC (Network Operation Centers), de saneamento incluíndo sanitários, ou mesmo módulos habitacionais para os casos em que a permanência de pessoas seja fundamental para a operacionalidade do Centro de Dados, sempre desenhados em função das necessidades e dos requisitos de cada projeto.

A solução Data Center in a Box caracteriza-se pela:

  • Modularidade
  • Fiabilidade
  • Eficiência
  • Escalabilidade
  • Rapidez de instalação

“O Data Center in a Box é uma solução de cariz standard mas totalmente flexível para se adaptar às necessidades únicas de cada projeto. Seja apenas um módulo de potência ou de arrefecimento que necessita, ou de uma solução completa, a Schneider Electric tem a solução adequada às suas necessidades”, referiu Pedro Magalhães, Systems Engineer da Schneider Electric Portugal. “Como transversal a toda a solução, destacamos ainda a componente de gestão DCIM, que permite monitorizar toda a infraestrutura física do Centro de Dados e tomar decisões informadas que contribuem para uma maior eficiência energética e operacional de toda a infraestrutura”.

Para João Rodrigues, Vice-President IT Business da Schneider Electric Portugal, “esta solução permite-nos dar um passo em frente na nossa oferta de soluções para Centros de Dados, ao permitir que os nossos clientes optem por uma arquitetura não tradicional que dá resposta às suas prioridades, tais como a redução do tempo de instalação, a possibilidade de crescimento futuro, bem como a eficiência energética e otimização de custos”.

A empresa começou o ano de 2014 com a sua primeira adjudicação deste tipo de solução, um Centro de Dados de grande dimensão com 9 contentores para uma empresa do setor das telecomunicações.

Se pretende mais informações pode obtê-las em http://tv.schneider-electric.com/site/schneiderTV/index.cfm?video=U4cHcwajrp2shEEMFv9VfVCKxkgdDgl6


Share:

Deixe o seu comentário