Schneider Electric lança nova versão do software StruxureWare

7920
0
Share:

A Schneider Electric lançou o StruxureWare para Centros de Dados V2.0, um software integrado para Gestão da Infraestrutura de Centro de Dados (DCIM). Concebido para gerir os vários domínios de um centro de dados, fornece às empresas informações cruciais para a sua gestão, de forma a criar um equilíbrio perfeito entre alta disponibilidade e eficiência durante todo o ciclo de vida da infraestrutura.

Esta nova versão do software foi desenhada para integrar o desempenho do Centro de Dados com os objetivos de negócio e fornecer níveis de informação mais avançados para decisores de empresas. As atualizações incluem novas aplicações especializadas, que permitem um maior apoio à gestão efetuada pelos responsáveis da infraestrutura, bem como mais opções de limitação da alimentação elétrica, de forma a garantir um controlo mais preciso do consumo de energia ao nível do servidor, e, desta forma, contribuir para uma gestão melhorada das TI.

strux12

Além disso, existe também um novo Portal StruxureWare, que oferece uma visão mais alargada sobre os indicadores-chave (KPI) de desempenho do Centro de Dados, com a possibilidade de visão personalizada e adaptada aos vários stakeholders da empresa.

“Os ambientes dos Centros de Dados apoiam-se, tradicionalmente, em ferramentas de TI e de gestão de infraestrutura especializadas na área que alienam a equipa de executivos e dificultam a otimização da infraestrutura física, respeitando, em simultâneo, as necessidades financeiras e de eficiência”, referiu Soeren Brogaard Jensen, Vice-Presidente da divisão de Solution Software da Schneider Electric. “Com o StruxureWare para Centros de Dados v2.0, a Schneider Electric oferece uma abordagem holística à gestão dos centros de dados, integrando TI, infraestrutura e software através do DCIM. Assim, torna-se possível a tomada de decisões acertadas com base em dados partilhados – o que ajuda as empresas a fazer mais com a sua energia”.

strux3

Colmatando a falha existente entre as TI, a infraestrutura e a própria equipa de decisores da empresa, o StruxureWare para Centros de Dados v2.0 é uma solução de DCIM aberta, modular, totalmente escalonável e integrada, e que rompe, desta forma, com a tradicional informação compartimentada que impede constantemente a análise inteligente e holística dos componentes mecânicos, elétricos e de TI da operação do centro de dados.

De acordo com um relatório recente sobre tendências de mercado, da autoria da consultora Gartner, o grande desafio para as empresas, atualmente, é encontrar financiamento para DCIM de um centro de dados já existente, devido à limitação orçamental, bem como a apropriação do orçamento.

A equipa de infraestruturas e o departamento de TI têm orçamentos separados. Ambos beneficiariam do DCIM, porém nenhum deles tem orçamento especificamente para o seu desenvolvimento, não querendo também avançar com o investimento que pode significar o cancelamento de outros projetos importantes. Por isso, o ímpeto para o investimento nestas ferramentas deve vir de cima. *

Os interfaces de programação das aplicações (API’s) e os serviços web EcoStruxure™ permitem a partilha de dados e informações mais precisas, bem como uma disponibilidade mais elevada. Estes componentes são de fácil integração com outras aplicações, nomeadamente outros softwares StruxureWare e componentes da infraestrutura física EcoStruxure, o que permite às empresas gerirem o seu centro de dados em vários domínios.

A funcionalidade do alinhamento dos dispositivos, desenhada de acordo com os requisitos que regulam a atividade, possui um sistema de auditoria para a monitorização e gestão, dando também inputs ao nível da gestão financeira do próprio negócio. As capacidades de garantia de serviços ajudam os gestores de centros de dados a resolver facilmente problemas relacionados com a disponibilidade do sistema, através da integração interdepartamental e análises de impato automáticas.

Foram adicionadas várias aplicações ao StruxureWare para Centros de Dados, cujo objetivo é fornecer aos gestores da infraestrutura um apoio mais profundo para os sistemas de gestão do edifício, serviços públicos (água, gás, eletricidade), de alimentação elétrica e da sua distribuição, da monitorização e da gestão, reforçando o equilíbrio entre as TI e a infraestrutura, e permitindo aos responsáveis a tomada de decisões mais informadas, feitas com base em dados partilhados.

O StruxureWare para Centros de Dados é composto por:

  • Resource Advisor: para monitorizar e gerir os custos energéticos e de carbono;
  • Data Center Operation: para gerir os dipositivos do centro de dados, bem como os custos de capital e operacionais; o sistema está preparado para funcionar em clientes que vendem serviços de Housing para fazer a gestão de várias zonas disponíveis, bem como efetuar faturação integrada para os vários clientes;
  • Data Center Expert: para monitorizar e controlar a alimentação, arrefecimento e segurança do centro de dados;
  • Power Monitoring Expert: para uma monitorização, análise e qualidade da alimentação elétrica avançadas;
  • Cooling Monitoring Expert: para monitorização e automação de arrefecimento avançadas

O StruxureWare para Centros de Dados foi também melhorado no que toca às TI, permitindo aos operadores desta infraestrutura controlarem com maior precisão o consumo energético ao nível dos servidores, através da utilização de limitadores de potência, fornecidos através da tecnologia DCM da Intel – o que resulta num OpEx mais reduzido, numa utilização otimizada dos servidores existentes e no atraso no investimento em equipamento.

O StruxureWare para Centros de Dados v2.0, um software DCIM “end-to-end”, permite aos gestores de TI e de infraestruturas monitorizarem, operarem e otimizarem a alimentação, o arrefecimento, a segurança e o consumo de energia, desde o edifício até aos sistemas de TI – desde o piso, à “cage”, passando pelo rack, servidor e máquina virtual.

O Portal StruxureWare agrega informação acerca de todas as aplicações da estrutura do StruxureWare, de forma a permitir uma visualização de todas as informações disponíveis num único ecrã. Assim, este portal permite uma visão melhorada acerca dos KPI’s e do negócio em geral. Facilita, além disso, a comunicação com as fontes externas, podendo ser facilmente adaptável a guidelines específicos de cada empresa, e acessível a partir de computadores portáteis, tablets e smartphones.

O StruxureWare para Centros de Dados é um dos elementos constituintes da iniciativa global StruxureWare da Schneider Electric. A oferta completa de soluções StruxureWare foi desenhada para fornecer uma plataforma de software integrada, que simplifica a gestão da energia e a otimização da sua utilização em todo o tipo de edifícios, centros de dados e infraestruturas industriais.

Encontra-se actualmente disponível através da Schneider Electric e dos seus parceiros, sendo compatível com todos os componentes do portfólio de software de gestão InfraStruxure já existentes.

Para mais informações acerca da oferta completa de soluções DCIM da Schneider Electric, por favor consulte: www.apc.com/struxureware


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário