17751 0

Schneider Electric implementa primeiro centro de dados na Sagrada Família

A Schneider Electric anunciou hoje a finalização de um inovador centro de dados pré-fabricado, totalmente personalizado em função das necessidades da Sagrada Família.

Considerada como um World Heritage Site da UNESCO, e enquanto uma das mais populares e visitadas atrações turísticas de Barcelona, em Espanha, a Sagrada Família necessitava de uma solução portátil que transformasse e atualizasse a sua pequena sala de servidores, num centro de dados mais robusto que permitisse um reforço da gestão, da segurança e do controlo de acessos dos milhões de pessoas que visitam este local anualmente.

“Atualmente já não existe uma abordagem generalista ao design e à construção de um centro de dados. Para a Sagrada Família era necessária uma solução flexível e portátil, que fosse igualmente potente e capaz de responder às exigências específicas do seu negócio e a todas as necessidades que surgem com o seu crescimento”, referiu Kevin Brown, vice-presidente, da Global Data Center Strategy and Technology, na Schneider Electric. “A Schneider Electric está muito satisfeita por ter a oportunidade de trabalhar com um World Heritage Site da UNESCO e por poder disponibilizar uma solução de data center pré-fabricada, que não só se integra perfeitamente no ambiente complexo que envolve a Sagrada Família como também garante a segurança, a disponibilidade, a fiabilidade e a flexibilidade necessárias para suportar este popular ponto de atração turístico durante e após o processo de construção.”

A Sagrada Família mantém uma longa história de transformação centrada num complexo projeto de construção que ainda em curso. Devido a este contexto, a ideia de construção de um novo centro de dados dentro do edifício foi prontamente colocada de parte. A Sagrada Família necessitava de um centro de dados flexível e resiliente que fosse capaz de responder às necessidades de um processo de construção que está em permanente evolução, mantendo sempre presente um elevado nível de proteção e de segurança.

Adicionalmente, e porque a construção do centro de dados não podia ser feita no local, na zona de construção, a portabilidade foi colocada como um elemento chave neste processo. O objetivo é permitir à Sagrada Família a movimentação do data center e respetivo ajuste às constantes alterações que forem acontecendo na zona de construção, ao longo do tempo.

A Sagrada Família necessitava também de um aumento da capacidade de TI para suportar o novo sistema de bilhética e de validação colocado à entrada para os visitantes. Para além disto, e pelo facto de ser um dos locais mais visitados de Barcelona com cerca de três milhões de visitantes por ano, a manutenção de toda a segurança no local foi igualmente colocada no topo das prioridades da Sagrada Família. O centro de dados vai controlar mais de 250 câmaras de segurança colocadas no perímetro do local e garantir o sistema de suporte em termos de TI para a plataforma de email corporativo e para outras aplicações empresariais.

Para responder a todas estas necessidades específicas, a Schneider Electric desenhou e construiu um centro de dados topo de gama, prefabricado, que pode ser facilmente movimentado sempre que necessário e que possui requisitos mínimos de instalação no local, para prevenir eventuais interrupções para os visitantes ou para a própria construção. O modelo foi entregue no local com os bastidores, as UPS, o sistema de distribuição de energia, de arrefecimento e de gestão pré-instalados e prontos para serem implementados. A estrutura do módulo foi desenhada para garantir níveis de durabilidade e de segurança superiores, com ligações elétricas e mecânicas que podem ser facilmente desligadas para serviços móveis para o módulo do data center e para os componentes interiores de toda a infraestrutura.

À parte do centro de dados pré-fabricado, a Schneider Electric vai também garantir serviços de manutenção permanentes que asseguram todas as condições do centro de dados. Estes serviços incluem ainda suporte de danos e reparação, monitorização remota, reposição de peças, deslocações e mão de obra que asseguram os serviços de manutenção corretiva.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Magnifinance recebe investimento de cem mil euros da Caixa Capital e disputa Caixa Empreender Award

A MagniFinance foi selecionada pela Caixa Capital como a startup Lisbon Challenge do ano (2014), tendo sido premiada com um investimento de cem mil euros. No próximo dia

Ferramenta gratuita que avalia eficiência dos Centros de Dados

A Schneider Electric lançou o Quoficiente de Eficiência para Centros de Dados, uma ferramenta online e gratuita que permite auscultar a sua eficiência. A ferramenta do Quociente de

Ábaco Consultores irá apresentar soluções líderes em SAP S/4 HANA na conferência SAPPHIRE now em Orlando

A Ábaco Consultores implementa soluções avançadas S/4 HANA nos mais exigentes cenários empresariais. Como parte da sua visão estratégica e foco internacional, a empresa irá participar no mais

Nova solução de gestão cloud para PMEs

A multinacional portuguesa PHC Software lança o Drive FX, a nova solução de gestão para startup e PME que reflete as últimas tendências tecnológicas do mercado. O Drive

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *