28421 0

Schneider Electric e a sua Fundação promovem o empreendedorismo energético em África

A Schneider Electric juntamente com a sua Fundação, estabeleceram uma parceria com a Energy Generation para promover e desenvolver projetos de acesso à energia idealizados por jovens africanos empreendedores.

A Energy Generation tem como objetivo identificar, desenvolver e distribuir massivamente soluções africanas de eletrificação, apoiando, simultaneamente, jovens empreendedores africanos. Baseada em Lomé, Togo, a organização atua em duas vertentes:

  • Em primeiro lugar, criou o Africa Energy Generation Prize, um concurso pan-africano para criadores de soluções não convencionais de geração de energia. Para o primeiro prémio em 2016, 40 “embaixadores” deslocaram-se a África com o intuito de descobrir projetos inovadores, tendo resultado na apresentação de 40 projetos de 16 países e na seleção de 10 empreendedores.
  • Adicionalmente, a associação criou a Energy Generation Academy, uma incubadora com sede em Lomé, com o objetivo de proporcionar aos 10 empresários seleccionados o apoio, durante um ano, para desenvolver os seus projetos, conhecimentos técnicos e as suas capacidades de gestão.

No âmbito do seu programa de Acesso à Energia e de Empreendedorismo, a Schneider Electric apoia a organização do Africa Energy Prize através da sua Fundação e compromete-se a contribuir para o desenvolvimento da incubadora em Lomé. A especialista global em gestão de energia e automação irá equipar os laboratórios técnicos e disponibilizar conteúdos de formação. A Schneider Electric Teachers, uma associação sem fins lucrativos fundada pela Schneider Electric e a sua Fundação, promoverá o trabalho voluntário e a partilha de conhecimentos entre os colaboradores e os reformados do Grupo. Os participantes voluntários treinarão os empreendedores em competências de electricidade e gestão, ao mesmo tempo que ajudarão a desenvolver os seus protótipos.

A Energy Generation pretende selecionar 10 empreendedores para o seu programa em 2016, 20 em 2017 e 30 em 2018.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Cloud, Verticais e Serviços lideram a estratégia de crescimento da Alcatel-Lucent Enterprise para 2017

A ALE está a criar quatro organizações regionais de vendas para melhor servir os seus parceiros e clientes nos mercados onde estes operam. Focando-se em segmentos específicos de

Facebook com mais de 25 Milhões de Páginas ativas de PMEs

Ontem na conferência anual da força de vendas do Facebook, a “Dreamforce Salesforce”, o Diretor Global para Pequenas e Médias Empresas (PME’s), Dan Levy, anunciou que o Facebook

HP Reembolsa a Atualização para o Windows 8 em produtos profissionais

A HP Portugal estendeu a sua campanha de reembolso da atualização para o sistema operativo Windows 8 Pro aos equipamentos empresariais com Windows 7 Professional. As entidades que

JP – inspiring knowledge vence dois prémios internacionais

A empresa portuguesa foi distinguida durante a 33ª edição dos prémios Computex. Organizados anualmente, estes galardões dão a conhecer o que de melhor se faz nas áreas do

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *