Schneider Electric e ASHRAE promoveram Sessão Técnica

10560
0
Share:

A Schneider Electric patrocinou uma sessão técnica da secção portuguesa da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditioning Engineers), ASHRAE Portugal Chapter, dedicada ao AVAC nos Centros de Dados, mais precisamente sobre a evolução das tendências nas TI (Tecnologias de Informação) e o seu impacto nestas infraestruturas.

A sessão temática, que teve lugar ontem, dia 6 de junho, nas instalações da Schneider Electric em Lisboa, contou, na parte da manhã, com a participação, de Pedro Magalhães, Enterprise System Engineer IT, da Schneider Electric Portugal, que falou sobre a eficiência energética em centros de dados e também sobre os sistemas de arrefecimento adequados para estes infraestruturas.

Da parte da tarde, Carlos Patrão, do Instituto de Ciências e Robótica da Universidade de Coimbra, apresentou os resultados do programa europeu PrimeEnergy IT, desenvolvido em parceria com o Instituto de Ciências e Robótica da Universidade de Coimbra.

Já Pedro Rosa, Coordenador da Unidade de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, deu a conhecer o novo centro de dados daquela faculdade, cujos componentes, planeamento e acompanhamento estiveram a cargo da Schneider Electric.

A sessão técnica incluiu ainda duas visitas: uma primeira ao Show-Room da Schneider Electric, acompanhada por Carlos Duarte, Engineering Offices & Training Center Manager e Pedro Nobre, IT System Engineer, da Schneider Electric Portugal para ser dada a conhecer a nova arquitetura EcoStruxure, composta por soluções integradas, de vários segmentos de mercado e que permite obter uma visibilidade total dos vários domínios de uma empresa a partir de um único ponto de controlo para monitorização e ação tendo em vista a eficiência energética; e também uma visita ao Centro de Dados da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que reflete a solução InfraStruxure da Schneider Electric, uma arquitetura que integra alimentação elétrica, arrefecimento e gestão do Centro de Dados, visita acompanhada pelo Pedro Rosa.

“Foi com todo o prazer que recebemos esta sessão técnica da ASHRAE”, referiu Carlos Duarte. “Nos Centros de Dados, qualquer contributo para a melhoria da eficiência energética traz um elevado retorno do investimento e acréscimo dos dividendos. Dentro das estratégias de otimização das infraestruturas elétrica e mecânica, hoje deu-se especial destaque à área do arrefecimento, fundamental para o bom funcionamento de um Centro de Dados, uma vez que o seu domínio permite uma grande redução nos custos operacionais, algo indispensável e que deverá ser incorporado na fase de projeto dos Centros de Dados da nova geração”.

“Foi uma sessão técnica muito interessante e para todos certamente profícua”, revelou Serafin Graña, Presidente da ASHRAE Portugal Chapter. “Na área do AVAC, é de extrema importância que os profissionais tenham uma formação consistente e contínua, bem como informação atualizada, uma vez que é isso que lhes permite executarem sempre um trabalho de excelência. Os responsáveis da Schneider, ao darem a conhecer o “state of the art” em Centros de Dados, contribuirão certamente para um melhor trabalho por parte dos profissionais de AVAC no futuro”.


Share:

Deixe o seu comentário