19594 0

Schneider Electric com UPS em conformidade com norma Nuclear Quality Assurance dedicada a aplicações nucleares

A Schneider Electric é a primeira e única empresa de UPS na Europa a fornecer tecnologia Gutor em conformidade com a norma de qualidade americana NQA-1 (Nuclear Quality Assurance). Os requisitos, definidos pela ASME (American Society of Mechanical Engineers) são rigorosos e foram criados especificamente para implementar as regulações do governo americano para aplicações nucleares, correspondendo às expetativas de qualidade mais exigentes do mundo. A norma ASME NQA-1 reflete a experiência e o reconhecimento da indústria relativamente às condições de qualidade necessárias para uma utilização segura, fiável e eficiente da energia nuclear e dos procedimentos com materiais radioativos.

As UPS de classe 1E com tecnologia Gutor foram concebidas para o INL – Idaho National Laboratory, e foram fornecidas em meados de Agosto de 2014, após testes bem-sucedidos a protótipos efetuados num laboratório de testes externo nos Estados Unidos da América. Os testes a estes equipamentos ocorreram em conformidade com as rigorosas normas NQA-1 e com o IEEE Std 650-2006, que verificam o design dos mesmos para ver se estão qualificados para operar em condições específicas ambientais, elétricas e sísmicas. No seguimento da aprovação da parte do cliente, o equipamento (dual Gutor PDW 400 kVA) pôde ser fornecido. Está neste momento a decorrer a fase de comissionamento deste sistema com 15 metros de comprimento.

“Sabíamos desde o início deste projeto que seria um desafio fazer com que este Sistema UPS com 800 kVA estivesse em conformidade com os rigorosos requisitos IEEE Class 1E, necessários na indústria dos reatores nucleares”, referiu William Steele, Project Manager no INL. “No seguimento de uma avaliação exaustiva aos players de mercado, concedemos o contrato à Schneider Electric e a tecnologia Gutor em abril de 2013, tendo os peritos da Gutor trabalhado em colaboração connosco nos últimos 16 meses de forma a dar resposta aos inúmeros desafios técnicos e de agenda”.

Idaho National Laboratory (INL)

O Idaho International Laboratory é o centro de investigação e desenvolvimento do departamento de Energia dos Estados Unidos da América para a energia nuclear, no qual cerca de 3.500 investigadores e staff de apoio trabalham com governos nacionais e internacionais, universidades e parceiros da indústria de forma a fornecer soluções de Energia e de Segurança Nacional e alargar as fronteiras da Ciência e da Tecnologia.

American Nuclear Quality Requirement ASME NQA-1

A aprovação de requisitos de qualidade na área da energia nuclear, de acordo com o governo americano, é verificada constantemente, sendo atribuída apenas aos que passarem em várias auditorias rigorosas e constantes. As diretrizes regulam as condições em ambientes nucleares, uma vez que estas envolvem riscos de segurança. As aplicações, particularmente, devem estar imunes a terramotos, calor e humidade, bem como a problemas eletromagnéticos. Cada componente das UPS com tecnologia da Gutor é dedicado e criteriosamente numerado e gravado. Significa isto que é possível, a qualquer instante, identificar a proveniência de cada um, desde o primeiro parafuso ao armário do sistema.

Além disso, por apenas as empresas com um programa de qualidade NQA-1 aprovado poderem fornecer itens de nível nuclear e uma vez que os fornecedores europeus que respeitam esta norma são em número reduzido, todas as partes individuais tiveram de ser verificadas, bem como testadas internamente de forma a passarem do grau comercial a componentes básicos aprovados. Tal requer grandes despesas: durante os dois meses deste projeto, 16 colaboradores da Schneider Electric estiveram ocupados com os componentes mecânicos e elétricos.

Com a tecnologia Gutor, a Schneider Electric é um dos líderes globais no fabrico de UPS para equipamentos industriais. As soluções fornecidas têm base em normas técnicas elevadas e incluem vários serviços, desde o comissionamento à manutenção e formação. Os sistemas Gutor e os serviços desenvolvidos na Suíça são utilizados principalmente nas indústrias de geração de energia, petróleo, gás, química e petroquímica, bem como em estações de energia convencionais e nucleares.

Por todo o mundo:

Em parceria com parceiros estratégicos, a Schneider Electric oferece uma rede global de produtos o e serviços. Existem sucursais da Gutor na Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Índia, Itália, Japão, Malásia, México e Rússia.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Qlik investe no Programa Global para Parceiros OEM

A Qlik anunciou um forte crescimento no seu programa global para parceiros no segmento dos fabricantes de equipamento original (OEM) bem como novos investimentos para apoiar os OEM

GMV Portugal estabelece parceria com FireEye

A GMV estabeleceu um acordo de colaboração para a distribuição e integração dos produtos FireEye em Portugal, com o objetivo de melhorar a proteção face a ataques APT

A LKS selecciona IFS Applications para simplificar a gestão de projectos

A  IFS anunciou que a  Divisão de Engenharia da LKS, um dos  fornecedores líderes em serviços profissionais de consultoria em Espanha, decidiu implementar IFS Applications. Membro da IFS

Microsoft e CIP assinam protocolo para acelerar a modernização do tecido empresarial português

A Microsoft e a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, assinaram um Protocolo de Entendimento e Cooperação, na Sede da Microsoft Portugal, num momento que contou com a

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *