SAP Está em Portugal à Procura de Startups

11880
0
Share:

A SAP com o apoio da Beta-i vai realizar nos próximos dias 17 e 18 de Julho, pela primeira vez em Portugal, o SAP Startup Forum.

O objectivo é incentivar as startups portuguesas, focadas no desenvolvimento de aplicações que respondem aos desafios do big data e da visão da empresa em tempo real, a candidatarem-se ao programa SAP Startup Focus e desenvolverem os seus produtos na plataforma SAP HANA (tecnologia de processamento in-memory de alta velocidade e para grandes volumes de dados).

O SAP Startup Forum, um evento mundial, que ocorre agora em Lisboa, faz parte do programa SAP Startup Focus e visa mostrar às startups nacionais a tecnologia, os recursos e a comunidade que permitem a portabilidade das suas aplicações para SAP HANA sem custo.

Durante o primeiro dia, que será um dia de colaboração, aprendizagem e competição, as startups convidadas farão a apresentação das suas ideias sobre como melhor potenciar as tecnologias de big data e análise preditiva, bem como as capacidades analíticas em tempo real da SAP HANA.

O segundo dia será dedicado à formação das startups em torno do conhecimento e desenvolvimento sobre a tecnologia SAP HANA. As startups com as melhores ideias qualificar-se-ão para fazer parte do programa SAP Startup Focus, através do qual receberão licenças gratuitas de SAP HANA para desenvolvimento e teste, com o objectivo de transformar as respectivas ideias em soluções prontas a serem comercializadas no mercado.

As empresas receberão apoio ao nível de marketing e estratégia de mercado, bem como poderão explorar oportunidades de financiamento do fundo “SAP HANA Real Time” de 316 milhões de euros, destinado à inovação na comunidade de startups e focalizado no desenvolvimento de aplicações analíticas de grandes volumes de dados em tempo real utilizando a plataforma SAP HANA.

Este evento irá contar com o testemunho e experiência da startup portuguesa FeedZai, uma das primeiras 20 empresas em todo o mundo a integrar o programa SAP Startup Focus e uma das primeiras a nível mundial a serem financiadas pela SAP Ventures, responsável pela gestão do fundo “SAP HANA Real Time” e catalisadora do crescimento de empresas do sector das TI.

A Feedzai, com um produto dedicado à prevenção de fraude em aplicações financeiras, apoiado pela tecnologia SAP HANA e disponível no mercado há menos de dois anos, já apresentou rentabilidade positiva. Está sedeada em Coimbra e no Estado da Califórnia da América do Norte.

“A estreita colaboração entre a SAP e as startups faz parte da nossa estratégia de inovação e de crescimento”, diz Maria Luísa Silva, Startups Market Enablement Manager, da SAP EMEA. “Ao disponibilizarmos a plataforma SAP HANA às startups, estas têm a oportunidade de responderem facilmente aos desafios do big data e desenvolverem aplicações que eram impensáveis com as tecnologias tradicionais. Além disso, têm a oportunidade de desenvolverem o seu negócio em áreas tecnológicas de grande crescimento em parceria com a SAP e para o mercado global”.

“Esta iniciativa da SAP em Portugal é fundamental para as startups portuguesas poderem crescer tecnologicamente e a nível global”, afirma Pedro Rocha Vieira, Presidente da Beta-i. “O evento vai ser composto por dois dias de networking e dinamização do empreendedorismo e da inovação, sempre com o objectivo de ajudar a dinamizar iniciativas de desenvolvimento e investimento, para que as startups cheguem mais rápida e facilmente ao mercado, contando com o apoio de grandes empresas internacionais, como é o caso da SAP”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário